Novidades para a próxima versão do Inkscape!

O Inkscape é um software para criação de gráficos e ilustrações vetoriais, assim como o Corel Draw, ou o Illustrator da Adobe. A principal diferença dele para seus outros concorrentes é que ele é livre, distríbuido sem ônus para o usuário final, com direito a acesso ao código fonte. Outra característica bastante conveniente está em seu formato padrão de arquivo, o SVG, Scalable Vector Graphics, que permite a modificação do conteúdo gráfico a partir da edição de códigos em XML.

Atualmente o Inkscape conta com um menu de efeitos escrito em Python e Perl, recursos avançados para lidar com sombras, transparências e booleanas, além de um fantástico filtro de Blur, ao meu ver, muito superior ao do Corel Draw. Outro ponto forte são as ferramentas de curva, bézier, e o pincel caligráfico, ótimo para criar tipologia manuscrita ,ruídos para design gráfico e texturas.

Adicione a isso o fantástico recurso chamado Tile Clones, que cria cópias com variações a partir de um modelo pré-determinado, podendo ser usado para concepção de artes gráficas verdadeiramente surreais, e você dispõe de uma jóia rara para criação artística digital.

Já são tantos os recursos desse software, que me perco em meio a suas opções. E graças aos esforços do Summer of Code Project do Google, teremos para as próximas versões, ou já na próxima, os seguintes recursos:

  • Importação em PDF para que você possa criar e editar arquivos em PDF, assim como no Corel e Illustrator…
  • Aprimoramento das funções para trabalhos com textos elaborados, o que tornará o Inkscape atraente para diagramação e design gráfico também.
  • Recursos de perspectica isométrica e tridimensionais para quem necessita de gráficos com profundidade.
  • Efeitos em bitmaps, o que aproximará ainda mais o software de gigantes como o Corel Draw que já dispõe de tais funções.
  • Paint Bucket Tools, que consiste no refinamento do clássico balde de tinta, com opções onde você escolhe exatamente a área a ser preenchida.
  • Funções avançadas para desenhos com o pincel caligráfico. Será possível a criação de desenhos a bico de pena com hachuras hiper-realistas.
  • Mais recursos para quem trabalha com Nodes e Paths. Será possível utilizar uma linha como um guide para deformar uma forma sobre ela e assim obter efeitos que lembram articulações flexíveis.
    Pa

Particularmente, acho que o Inkscape é hoje a segunda opção para quem trabalha com curvas e bézier, só ficando atrás do Illustrator, porque só quem conhece o Corel, sabe como é complicado criar trabalhos figurativos com suas curvas, ora muito complexas, ora simples demais e com visual confuso. Mas essa é minha opinião.

Esperem pra ver a próxima versão do Inkscape será histórica…Pra quem quiser uma prévia realmente instável, aí vão os Links:

Fontes:http://en.wikipedia.org/wiki/Inkscape
http://en.wikipedia.org/wiki/Scalable_Vector_Graphics
http://www.inkscape.org

Downloads:http://www.inkscape.org/download/?lang=en

3 comments

  1. “# Recursos de perspectica isométrica e tridimensionais para quem necessita de gráficos com profundidade.”

    FINALMENTE! Nunca consegui fazer perspectiva no Inkscape.

Deixe um comentário