Novidades para a próxima versão do Inkscape!

O Inkscape é um software para criação de gráficos e ilustrações vetoriais, assim como o Corel Draw, ou o Illustrator da Adobe. A principal diferença dele para seus outros concorrentes é que ele é livre, distríbuido sem ônus para o usuário final, com direito a acesso ao código fonte. Outra característica bastante conveniente está em seu formato padrão de arquivo, o SVG, Scalable Vector Graphics, que permite a modificação do conteúdo gráfico a partir da edição de códigos em XML.

Atualmente o Inkscape conta com um menu de efeitos escrito em Python e Perl, recursos avançados para lidar com sombras, transparências e booleanas, além de um fantástico filtro de Blur, ao meu ver, muito superior ao do Corel Draw. Outro ponto forte são as ferramentas de curva, bézier, e o pincel caligráfico, ótimo para criar tipologia manuscrita ,ruídos para design gráfico e texturas.

Adicione a isso o fantástico recurso chamado Tile Clones, que cria cópias com variações a partir de um modelo pré-determinado, podendo ser usado para concepção de artes gráficas verdadeiramente surreais, e você dispõe de uma jóia rara para criação artística digital.

Já são tantos os recursos desse software, que me perco em meio a suas opções. E graças aos esforços do Summer of Code Project do Google, teremos para as próximas versões, ou já na próxima, os seguintes recursos:

  • Importação em PDF para que você possa criar e editar arquivos em PDF, assim como no Corel e Illustrator…
  • Aprimoramento das funções para trabalhos com textos elaborados, o que tornará o Inkscape atraente para diagramação e design gráfico também.
  • Recursos de perspectica isométrica e tridimensionais para quem necessita de gráficos com profundidade.
  • Efeitos em bitmaps, o que aproximará ainda mais o software de gigantes como o Corel Draw que já dispõe de tais funções.
  • Paint Bucket Tools, que consiste no refinamento do clássico balde de tinta, com opções onde você escolhe exatamente a área a ser preenchida.
  • Funções avançadas para desenhos com o pincel caligráfico. Será possível a criação de desenhos a bico de pena com hachuras hiper-realistas.
  • Mais recursos para quem trabalha com Nodes e Paths. Será possível utilizar uma linha como um guide para deformar uma forma sobre ela e assim obter efeitos que lembram articulações flexíveis.
    Pa

Particularmente, acho que o Inkscape é hoje a segunda opção para quem trabalha com curvas e bézier, só ficando atrás do Illustrator, porque só quem conhece o Corel, sabe como é complicado criar trabalhos figurativos com suas curvas, ora muito complexas, ora simples demais e com visual confuso. Mas essa é minha opinião.

Esperem pra ver a próxima versão do Inkscape será histórica…Pra quem quiser uma prévia realmente instável, aí vão os Links:

Fontes:http://en.wikipedia.org/wiki/Inkscape
http://en.wikipedia.org/wiki/Scalable_Vector_Graphics
http://www.inkscape.org

Downloads:http://www.inkscape.org/download/?lang=en

Anúncios

3 comentários

  1. “# Recursos de perspectica isométrica e tridimensionais para quem necessita de gráficos com profundidade.”

    FINALMENTE! Nunca consegui fazer perspectiva no Inkscape.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s