A estética do Retardo Mental

Felipe Neto -A epítome da futilidade, militante de apartamento.
Felipe Neto -A epítome da futilidade, militante de apartamento.

Por Leandro Costa

Uma das nossas maiores desgraças atuais é uma tragédia estética: a estética do retardo mental.

Ela está presente em vários lugares, mas pode ser mais facilmente percebida no Youtube — maior repositório do imaginário das crianças e dos jovens.

Essa estética possui alguns elementos obrigatórios: O mundo colorido, promessa da infância eterna; a fala frenética, quase histérica, como se o mundo fosse acabar a qualquer momento, no meio da tempestade de merda que você está ouvindo; os “baits”, que nos acostumam às dissonâncias cognitivas; um milhão de cortes inúteis, que servem para criar uma ilusão de mudança, de novidade; um apelo a consequências emocionais imediatas (medo, riso, ansiedade, curiosidade superficial), provocadas por hipérboles que só servem para alimentar uma indiferença, uma falta de sensibilidade ao outro, ao mundo, à realidade.

Não é mais o “imbecil coletivo”. É o imbecil pandêmico, agindo de modo perfunctório dentro da alma das nossas crianças. Nos próximos anos, a estética do retardo mental criará hordas de indivíduos mimados, histéricos, bobocas, historicamente irrelevantes e superficiais.

E não haverá prosperidade econômica que possa nos libertar da idiocracia então estabelecida.

PS.: O autor foi otimista com a expressão “nos próximos anos”. Para já, isto ocorre. Se o leitor duvida, entre na fanpage satírica “Raio Problematizador” ( https://www.facebook.com/O.Raio.Problematizador/ ) e encontre, dentre outras coisas, veganos preocupados em não matar piolhos das cabeças de seus filhos para, assim, preservar a vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s