Não é mito: Vitamina C previne resfriados em atletas, sim!

vitamina c pode sim prevenir gripres e resfriados
vitamina c pode sim prevenir gripres e resfriados

É impressionante o nível de desinformação dos especialistas médicos que vivem na imprensa, alardeando suas verdades e que “não existe prova científica” disso ou daquilo. De certo, quando pesquisamos meia hora nos maiores repositórios de saúde do mundo (Pubmed, Scielo, Cochrane), descobrimos exatamente o contrário: existem dezenas, senão centenas, de estudos que comprovam a eficácia de determinado tratamento contra certa doença. Muitas vezes, estudos mais sólidos que os adotados para profilaxias duvidosas de certas condições, como os medicamentos utilizados para tratar Esclerose Múltipla, que praticamente não funcionam, mas são prescritos uma vez que são desenvolvidos por grandes indústrias farmacêuticas que encomendam estudos Double blind para o próprio remédio que elas criaram. E aí o conflito de interesse é “zero”.

Uma destas celeumas é a respeito da Vitamina C para tratar e prevenir gripes e resfriados. Profissionais vão a imprensa e dizem que não serve de nada, não funciona e tal. Mas quando checamos a fonte compreendemos que não é bem assim: a maior instituição do mundo em termos de revisão científica, Cochrane, analisou 29 estudos com uma imensa amostragem e chegou a seguinte conclusão:

29 estudos comparativos, com total de 11.2306 participantes comuns, mostrou que a ingestão regular de suplementos de vitamina C não modifica a incidência do resfriado, ou seja, não previne a doença. Por outro lado, a análise de 31 estudos comparativos com 9.745 pessoas comuns mostrou que a suplementação regular provoca uma redução pequena, porém consistente, na duração dos sintomas do resfriado. De acordo com cinco estudos que analisaram 598 pessoas expostas a pequenos períodos de atividade física extenuante (incluindo maratonistas e esquiadores), a vitamina C reduziu pela metade o risco de ter resfriados. Os estudos existentes não indicam nenhum efeito adverso decorrente da ingestão de vitamina C.

Ou seja, para atletas ou pessoas expostas a atividades extenuantes a vitamina C tem um efeito considerável, reduzindo pela metade a incidência de resfriados. E mais, em altíssimas doses, a vitamina C pode ser útil.

Um grande ensaio clínico com adultos mostrou que o uso de 8 g de vitamina C no início do resfriado pode ser útil; dois outros estudos terapêuticos mostraram que a suplementação da vitamina por cinco dias poderia ser benéfica

A análise conclui que são necessários mais estudos, porém é preciso salientar que com muito menos estudos, certos medicamentos, como estatinas, são disponibilizados e prescritos por médicos em consultórios. Desse modo, podemos dizer, utilizando os mesmos critérios aplicados em outros fármacos, que a Vitamina C pode ajudar a prevenir resfriados.

Não obstante, a Vacina com Adenovírus, para tratar constipação, respiratória é que tem fundamentação teórica e prática fraca (conforme esta outra revisão cochrane), mas é emplacada por uma campanha maciça de marketing. Ela, contudo, funcionaria apenas para gripe.

Aos amigos médicos, a dica é a mesma: certifique-se de que a informação que está passando ao seu paciente é correta. Seja humilde e admita que não tem conhecimento sobre determinada informação, muitos profissionais já fazem isso. É bem melhor que vaticinar determinados paradigmas e adotar uma postura arrogante diante do paciente, que muitas vezes faz uso da Vitamina C prescrita por outro profissional que leu os estudos. Muitas vezes, são os diretores de certas associações, os grandes nomes do mercado, que cometem atrocidades científicas em nome “da ciência”, por pura vaidade.

Fonte:Vitamina C para a prevenção e tratamento do resfriado comum, http://www.cochrane.org/pt/CD000980/vitamina-c-para-a-prevencao-e-tratamento-do-resfriado-comum

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s