Por que gays não podem doar sangue?

Por que gays não podem doar sangue
Por que gays não podem doar sangue?

Artigo enviado por Juliano DeBois para o Sognare lucido

Não interessa-me adentrar na sexualidade dos outros. Cada um, adulto e consciente, vive sua vida sexual como desejar e deve estar consciente dos riscos inerentes a suas escolhas pessoais. Quem monitora opção sexual dos outros é gente fanática como Silas Malafaia e Júlio Severo. Mas não se pode tapar o sol com a peneira: existem, sim, pessoas cujos riscos de adquirir o vírus HIV são bem maiores devido a natureza de suas escolhas. Isto não é motivo para discriminá-las, mas para adoção de políticas de saúde que contemplem-nas de maneira diferente, como já vem sendo feito. O que não se pode é politizar a questão com a bandeira do politicamente correto e afrouxar regras para doação de sangue.

Olha, que fenomenal! Quer dizer que a Rede Globo pegou um jovem homossexual (http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/nao-pude-salvar-vidas-por-ser-gay-diz-jovem-impedido-de-doar-sangue.ghtml), vitimista que só ele, e resolveu politizar um assunto sério como doação de sangue e o fato de gays masculinos e transsexuais não poderem doar sangue? E o pior! Quem discorda é que é desinformado. Não, “camaradas”! gays masculinos não podem doar sangue não porque sejam discriminados, mas porque a incidência de HIV neste subgrupo é até 25 vezes maior (fontes no rodapé) quando comparado ao grupo de controle, heterossexuais. Certo que 50% dos contágios ocorrem entre heterossexuais, mas o percentil populacional de heterossexuais é de  95%! É essa conta básica que o médico abaixo esqueceu de fazer.

Veja o que o “inteligente” médico, diretor do banco de sangue de São Carlos, Marcos Bizarro, disse.

“Não há ciência envolvida neste aspecto. Os parâmetros que temos de controle prévio são a avaliação do comportamento e o exame que garante a segurança. A portaria é falha em vários sentidos, mesmo porque não dá pra saber se na entrevista o candidato está falando a verdade”, disse.

Bizarro acredita que a portaria, criada em fevereiro de 2016, não perdurará por muito tempo. “Nós vemos indícios de comportamento político nela. Se houver pressão da sociedade para pedir explicações e justificativas sobre, provavelmente cairá”, declarou.

Não há ciência em permitir que uma população, cuja incidência de HIV é até 25x maior , tenha o mesmo crivo para doação de sangue. LGBTs são 5% do contingente populacional e representam quase metade dos casos de contágio, razão que motivou a distribuição de Truvada, medicamento antiretroviral, para populações-chave. Isso tudo é bobagem dos pseudo cientistas adeptos do Politicamente Correto, a lista de pessoas que não podem doar sangue é muito maior. Eu mesmo, como gay, não posso  e não estou me vitimizando por isso. Essa matéria é pura bobagem de jornalistas ativistas do G1. Quem leu literatura científica sabe disso.

Há é um risco muito alto nesse tipo de viés ideológico: a maioria do público é leigo em saúde pública, mesmo os mais eruditos dentro do meio político, e acabam comprando o discurso! Vejam que em transsexuais a incidência de HIV é de até 25x maior. Não é papo religioso. Eu não sou religioso. Sou ateu! Isso é um fato. Política é pegar grupos LGBTs e fazer panfletagem em temas científicos. Se o “Dr. Bizarro” acha que isso não é política, ao invés dos fatos, então o problema é nosso e não dele.
Fontes e riscos para populações de homens que fazem sexo com homens:
Risk Factors for Acute and Early HIV Infection Among Men Who Have Sex With Men (MSM) in San Diego, 2008 to 2014: A Cohort Study.
Gay and bisexual men are more severely affected by HIV than any other group in the United States.
Infecções em populações chave
Homossexuais têm restrições para doar sangue no Brasil, EUA e outros países.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s