Porque não apoiar Trump!

Aquele que luta com monstros deve tomar cuidado para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você. (Nietzshe)

Donald Trump is not a real republicanTempo de Escolher Entre a Estratégia e os Princípios…

A política é um misto de ideologia, princípios e estratégia. Em alguns momentos somos confrontados com escolhas difíceis. Sacrificar seus princípios por questões estratégicas ou se manter firme mesmo diante da perspectiva de uma derrota política?

O momento para a direita americana é trágico. Abrir mão de sua ideologia e de seus princípios apenas para derrotar Hillary ou defendê-los e ver os democratas vitoriosos novamente? Até que ponto você está disposto a abrir mão de seus princípios e de sua ideologia por estratégia política? Qual o preço de seus princípios? Quanto vale sua alma?

Na questão que se coloca à direita americana, meu julgamento está formado.

Porque, sendo de direita, eu jamais apoiaria um “grande líder”.

Eu jamais apoiaria alguém que defende a interferência estatal e a engenharia social como forma de resolver os problemas econômicos e sociais de um país.

Eu jamais apoiaria alguém que acredita que os limites constitucionais ao poder executivo são algo negativo e que declara que vai passar por cima da constituição se for necessário para fazer o que é “correto”.

Eu jamais apoiaria alguém que não promete nada além de “mudança”, porque o último que foi eleito com tal promessa vazia se revelou um fracasso.

Eu jamais apoiaria alguém que se declara contra o livre mercado.

Eu jamais apoiaria alguém que acredita no mercantilismo e na concepção de comércio internacional como um jogo de soma zero.

Eu jamais apoiaria alguém que se declara contrário à liberdade de expressão e a primeira emenda da constituição americana, prometendo punir jornalistas e veículos de informação que o critiquem.

Eu jamais apoiaria alguém que assume que comprou e corrompeu políticos para benefício próprio quando era empresário, como se isso fosse algo positivo e o qualificasse para o papel de líder do mundo livre e da maior potência capitalista do planeta.

Eu jamais apoiaria alguém que promete transformar o exército americano em uma gangue de assassinos, ameaçando matar familiares inocentes como forma de combater o terrorismo.

Eu jamais apoiaria alguém que afirma publicamente que não importa se uma ordem é inconstitucional, pois se ele a desse, o exército iria obedecer.

Eu jamais apoiaria um candidato completamente ignorante quanto ao funcionamento do governo e a constituição americana.

Eu jamais apoiaria um candidato que acredita que o governo tem o direito de tomar a propriedade privada de cidadãos em nome do bem comum, quando geralmente esse bem comum não é “comum”, mas o bem de empresários e outros “particulares”.

Eu jamais apoiaria um candidato que está à esquerda em praticamente todas as questões culturais que afligem a América no momento.

Eu jamais apoiaria um candidato que muda de opinião a cada dia e mente repetidamente a respeito de suas convicções e propostas de governo.

Qualquer outro candidato republicano teria meu apoio, pois mesmo discordando de todos nesse ou naquele ponto, na essência o que se destacava era a concordância. Com Trump seria necessário abrir mão de todos os valores para apoiar um candidato apenas para deter Hillary.

O que se ganha apoiando um candidato que é, em tudo, contrário à ideologia do livre-mercado, da liberdade e dos princípios da constituição americana? Apenas a derrota de Hillary não é um preço suficiente para vender minha alma.

Quando se está em dúvida, faça o que é certo – diz o ditado. A vida é curta demais para vendermos nossos princípios e abrir mão de nossa alma. Mesmo que a derrota seja iminente, lute de cabeça erguida, pois a derrota com princípios ainda tem mais valor que uma vitória destituída deles.

Texto publicado originalmente no Canal DR: https://www.facebook.com/canalDR/?ref=stream
Autor: Davi Ricardo

Deixe um comentário

