Antes de uma cirurgia, saiba seus direitos

Não espere que a maioria do médicos lhe informe sobre os seus direitos como paciente. Para eles, é cansativo, pouco lucrativo e significa apreço a ética, valor moral obsoleto demais. É pela falta desse diálogo franco, que muitos são processados, pois quando o paciente está consciente dos riscos, dificilmente se submeterá a um procedimento desnecessário, capaz de prejudicar sua saúde, muito mais que melhorá-la.

Sendo assim, deixo alguns termos legais, para que você, paciente, possa se precaver melhor:

Consentimento informado– É o termo onde estão o prognóstico e os riscos do procedimento médico-cirúrgico· Todo paciente tem direito a ele. Médicos não gostam de repassá-lo por motivos bem pouco nobres…

Segunda Opinião– Se o seu médico disse que o procedimento “é simples”, desconfie… Não existe cirurgia simples, toda cirurgia tem vários riscos, alguns necessitam de novo procedimento para correção. Peça a opinião de outro médico… Não confie sua vida a um aventureiro.

Direito– Você tem direito ao prontuário médico após a alta. O artigo 22 do Código de Ética Médica, proíbe o médico de realizar procedimento sem consentimento do paciente. O artigo 34 o proíbe de deixar de informar os riscos e prognóstico do tratamento cirúrgico ou não. Ainda, o Artigo 9º do Código de Defesa do Consumidor é claro: O fornecedor de produtos ou serviços potencialmente perigosos à saúde ou segurança deverá informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito da sua nocividade ou periculosidade, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis em cada caso concreto.

Sendo assim, por que todas as leis são esquecidas quando um mau profissional pretende seduzir o paciente para uma aventura numa mesa de cirurgia? Cirurgias são armas perigosas: Elas podem salvar vidas, mas podem matar inocentes ou deixá-los permanentemente inválidos. Infelizmente, os pacientes vêem seus médicos como monges, deidades da sapiência, incapazes de mentir. Uma conduta absolutamente equivocada! Ser cético é saudável e salva vidas.

Fonte: http://www.saude.mg.gov.br/termos-de-consentimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s