Brasil: uma das piores medicinas do mundo

Sim! os médicos brasileiros queriam a exclusividade no diagnóstico de enfermidades catalogadas no CID. Ainda bem que não passou: o infame PLS 25/2002, ou Lei do Ato Médico. Seria mais uma ferramenta para a criação de uma reserva de mercado para profissionais que compõem uma área da saúde que está na 125ª posição entre as piores do mundo, a saber: medicina brasileira. Uma reserva de mercado que daria a profissionais, muitas vezes ambiciosos e despreparados, o monopólio do diagnóstico nosológico. Isso em um país onde os erros médicos grassam e tingem de rubro as paredes dos necrotérios e os prontuários médicos. Isso quando estes não somem misteriosamente em caso de iatrogênia…

Deixo aqui o conteúdo que postei em blog de renomada fisioterapeuta:

“Na prática o que encontramos são médicos ignorando seus pacientes por motivos pessoais, profissionais, falta de tempo e vaidade. Encontramos pacientes que andam em 1,2,3 ou 10 médicos sem diagnóstico. Encontramos médicos extorquindo seus pacientes com diagnósticos errados, tratamentos caros e cirurgias desnecessárias sem consentimento esclarecido, a exemplo dos infames procedimentos de artrodese feitos “a rodo” em pacientes sadios, apenas para inflar as contas dos planos de saúde e os saldos de profissionais que jamais deveriam ser diplomados e no entando estão albergados por Conselhos e encontramos uma medicina que, segundo a OMS, é a 125ª pior do mundo.

 

Neste mundo cão, longe do ideal, ter profissionais de outras áreas da saúde para diagnosticar distúrbios cinesiológicos e da coluna, incluindo do sistema nervoso periférico, é fundamental. O que o CFM quer, o monopólio apenas do CID, e já deixou bem claro (http://www.f5news.com.br/12232_profissionais-da-saude-fazem-protesto-contra-o-ato-medico-.html), é de uma estupidez fenomenal. Pois o que não está no CID em termos de enfermidade?

 

Finalizando, deixo aqui o testemunho de um paciente que se tivesse sido diagnosticado por médico “competente”, estaria internado, tomando morfina e incapaz de trabalhar. Minha doença foi diagnosticada por uma excelente fisioterapeuta pélvica. Inclusive, para os médicos, não fossem tão tacanhos, haveria o benefício do encaminhamento que muitos fisioterapeutas fazem para procedimentos medicamentosos e bloqueios anestésicos. Triste nossa medicina brasileira, cheia de vaidosos donos da verdade que tanto maltratam seus pacientes.”

Falar do curandeirismo, da medicina popular, medicina do índio, do ex-escravo, quilombola, natural, automedicação e tutti quanti, como gostam as associações médicas e a imprensa corporativista, é tapar o sol com a peneira: as pessoas se apegam a estas praticas exatamente pelo descaso dos profissionais de saúde, dos médicos e do governo e devido a baixa qualificação dos médicos brasileiros: Um misto de arrogância, desinteresse, ignorância e até condutas criminosas, como lesão corporal, omissão de prontuários, omissão de consentimentos etc. Aliás, falar mal da medicina natural, praxe dos “doutores” brasileiros, quando temos estudos avançados para tratamentos de doenças graves feitas com moléculas extraídas da natureza, é a coroação estupidificante da medicina alopática em um país com a maior flora do Mundo.

Fontes:
http://www.crefito2.gov.br/noticias/noticias/presidente-dilma-rousseff-veta-parcialmente-o-%E2%80%9Cato-646.html

http://www.f5news.com.br/12232_profissionais-da-saude-fazem-protesto-contra-o-ato-medico-.html

vivoeaprendo.wordpress.com/2013/06/26/protesto-de-uma-fisioterapeuta

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI119947-EI715,00-Fisioterapeutas+fazem+protesto+em+Salvador.html

http://cidadesdobrasil.com.br/cgi-cn/news.cgi?cl=099105100097100101098114&arecod=27&newcod=1020

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s