Hidrocele após Varicocele: Medidas legais

Muitos adolescentes são colocados nas mesas de cirurgiões, alguns de renome, para a realização de procedimentos invasivos, não raras vezes, desnecessários e perigosos. Um destes procedimentos é a cirurgia aberta de varicocele, sobretudo a bilateral.

Hidrocele
Uma das sequelas da varicocelectomia aberta (cirurgia de varicocele), é a hidrocele, que causa deformidade genital e requer nova e cara cirurgia para correção.

Varicocele é a formação de varizes na bolsa escrotal, uma dilatação no plexo pampiniforme, um complexo de veias que drenam os testículos. Os sintomas são muitas vezes inexistentes, mas podem tomar cursos variados, como dor no testículo, sensação de peso e a formação de um “novelo” visível de vasos sanguíneos , que leva o indivíduo a achar que está com o órgão “esmagado”. Na maioria das vezes não se opera a varicocele, a menos que esteja incomodando. O que nos leva a outro ponto… A principal sequela da cirurgia aberta, que consiste em um corte no baixo ventre para ligar as veias que drenam os testículos, ou um corte direto na bolsa, é a famigerada hidrocele advinda da mutilação dos vasos linfáticos, visto que a maioria dos profissionais médicos brasileiros, não usa qualquer ampliação (microscópio) para visualizar e evitar a secção dos mesmos. Conforme nos diz o Manu-Manual de Urologia na p. 114.

“[…]por envolver múltiplas ligaduras e muita manipulação aumentam os índices de complicações como hidrocele, atrofia testicular e alta recidiva.”

Hidrocele é uma doença que cursa com deformidade genital progressiva e necessita de outra cirurgia, muito mais dolorosa que a de varicocele, para a sua correção. As probabilidades de ocorrência desta morbidade são altas no procedimento cirúrgico da varicocelectomia aberta peritoneal, principalmente quando se fala de medicina e estatística, variando de 11,8% (Abdelmassih, 1989) a 29% (NEES,2011)! Ponto onde comento a conduta estranha da Sociedade Brasileira de Urologia- SP (ou de qualquer outra entidade que se preste a tal), em aceitar o bárbaro procedimento cirúrgico aberto e bilateral (quando se opera os dois testículos acometidos) em adolescentes que apresentam a doença em grau III no testículo esquerdo (grau III é visível ao leigo) e subclínico no direito (MANU, 2010, p.115, fluxograma), visto que a incidência da hidrocele é muito alta, nestes procedimentos duplos. O pior! Estas pessoas, muitas vezes (talvez na maioria), são levadas à mesa de cirurgia sem serem advertidas de que poderão ficar com sequelas, através do uso inadequado do Consentimento Esclarecido, onde o paciente não tem noção dos termos, devido ao jargão técnico empregado no documento que assina, autorizando o médico a tratá-lo. Muitas vezes, o paciente sequer ouve qualquer coisa do cirurgião a respeito que, calado, mutila o pobre infeliz e oculta o risco cirúrgico, desobedecendo o próprio código de ética médica (Art. 22 e Art.34) e nos casos de sequela, cometendo crime de lesão corporal e desobediência  do Código de Defesa do Consumidor (Art. 39). Sendo assim, se você ou seu filho sofre com hidrocele, decorrente da cirurgia aberta de varicocele, sem pleno consentimento dos riscos, procure um advogado e processe o médico/cirurgião e não trate a sequela com o mesmo “profissional” em outra cirurgia. Se muitos deles nos tratam como animais, tratemo-los como criminosos! Fontes:

Anúncios

208 comentários

  1. Bom dia, fui diagnosticado com varicocele em 2013, afetava apenas o testículo esquerdo, no mesmo ano realizei a cirurgia, na modalidade microcirurgia. Em maio de 2017 após ejacular com mais frequência, sinto dores no local da cirurgia e no testículo, dores de ardor que duram o dia inteiro. O que pode ser doutor??

    • Bem, não sou médico. Sou paciente. Pode ser muita coisa. De uma DST, infecçlão urinária a uma orquite ou sequela da cirurgia e lesão no nervo genital. Procure um médico e peça exames de urina e outros.

  2. Olá, fiz a cirurgia de correção da varicocele bilateral, passados 40 dias da cirurgia meus testiculos não estão mais inchados, porém estão bastante doloridos. Mal posso passar a toalha ou tomar banho que eles doem bastante. No caso do testiculo direito ficou um caroço do tamanho de um caroço de azeitona na parte superior do testiculo. Esse caroço é muito dolorido. Fiz ultrassom e deu orquite bilateral e um apêndice no epidídimo do testiculo direito medindo 1,4cm. O radiologista definiu esse caroço como apêndice do epidídimo, mas já tinha feito outros exames antes da cirurgia e nunca mostraram nenhum apêndice. O que pode ser esse caroço? Será que foi algum trauma da cirurgia ? O médico que operou só faz enrolar, dizendo que tá tudo certo.

    • Procure outro médico. Peça exames de espermograma. Essa cirurgia mutila o retorno venoso. Sem retorno venoso e drenagem linfática (que também é mutilada, muitas vezes), é esperado efeitos assim. Se ficar com sequela, procure ajuda legal.

  3. Fiz cirurgia de varicocele e mais tarde através de outro urologista, descobri que tenho hidrocele. Não tenho plano de saúde, mas se fizer, em quanto tempo consigo fazer a cirurgia? Será que é mais negócio fazer a cirurgia particular ou fazer um plano? Gostaria de saber também no ato de fazer o plano sobre declarar haver essa doença preexistente, se há alguma diferença, todas as informações a respeito, inclusive de carência.

    • Recomendo particular. Não tenho informações sobre carência. Mas aconselho a não declarar. En 10 dias a dor da cirurgia passa.

  4. Tenho hidrocele. No meu caso, financeiramente falando, seria melhor fazer uma cirurgia particular, ou pagar um plano de saúde por um determinado tempo (gostaria de saber quanto tempo de carência pra se fazer essa cirurgia), se poderia haver alguma restrição por parte do plano por ser uma doença preexistente? Seria financeiramente mais vantajoso pagar o plano ou não haveria muita diferença? E gostaria de saber, se for fazer particular, qual o valor da cirurgia?

    • Cirurgia, em média, R$6000. Melhor fazer cirurgia e ir pagando a prazo. Se sua saúde está boa, vá de cirurgia. Se não, Procure escleroterapia com Dr. Conrado Alvarenga. A cirurgia dói durante 7 dias. O edema cirúrgico (inchaço) demora 3 meses para passar, mas é totalmente indolor. Recomendo procurar um médico que use suturas menores (menos pontos). Alguns dão talhos de 10cm, que são totalmente desnecessários. A dor da cirurgia depende muito de como o cirurgião opera, mas é tolerável. É como se você tivesse levado uma pancada e estivesse dolorido. Se você puder operar e sair no mesmo dia, melhor ainda!

  5. Olá, matéria muito esclarecedora. Bom, eu percebi a alteração no meu testículo esquerdo há 3 anos, uma protuberância e um certo desconforto. Nunca chegou a doer muito, no máximo uma pontada leve ou a sensação de algo puxando, porém um tanto constante.

    Fui ao médico, ele fez o exame físico e passou os exames, doppler colorido e o espermograma. Pelos resultados, não era nada que precisasse de uma intervenção.

    Porém, há duas semanas, não sei se por causa do treino na academia (e eu não pego tão pesado), ou porque machuquei durante uma relação que tive, mas eu tenho sentido um incômodo constante. Como se tivesse algo diferente ali na circulação do sangue. Chega a puxar um pouco pra perna também. E não sei se tem algo a ver, mas não consigo mais ficar excitado como antes. É como se não chegasse aos 100%.

    É normal isso acontecer? Seria passageiro? Tenho me angustiado bastante. Já marquei consulta com o médico. A única intervenção que me parece menos invasiva é essa embolização de varicocele, mas mesmo assim fico receoso. Pensando em usar o suspensório e fazer essa compressa com gelo.

    • Suspensório é uma boa. Na maioria das vezes essas dores são normais. Mas vá ao médico para descartar um problema mais grave. Peça um ultrassom.

  6. Gostaria de uma luz pra quem sabe me trazer um pouco de alívio. Tenho 30 anos. No meu caso, passei pela cirurgia de varicocele e cisto no epidídimo em 2013, aos 27. Desde os 18 frequentava academia mas nunca fui o “fortão” de fazer loucura com pesos até porque já tinha um problema na coluna, o que me obrigava a ser moderado nos exercícios. Acredito que a doença veio porque foi o destino. Na época da cirurgia de varicocele, eu tinha plano de saúde. Depois que fui operado, nunca mais senti nada e tudo ia bem até Março de 2016, quando literalmente de um dia pro outro o lado esquerdo do testículo aumentou de tamanho ficando pendurado, causando sensação de peso, e junto a isso vieram dores irradiando pra perna. Fiquei em pânico, pois não conhecia a hidrocele, nem sabia que ela podia ser derivada da varicocele. Pesquisei na internet e voltei no mesmo urologista que me operou já prevendo que ele ia me diagnosticar com hidrocele. Ele me tranquilizou dizendo que não era caso de cirurgia, me receitando com 40 dias de Flenus e outro medicamento pra dor, e até deu certo, a água no testículo diminuiu um pouco e a sensação de peso foi embora. O lado esquerdo continuou grande mas não tão grande como no dia que adoeceu. Pois bem, voltei 40 dias depois e já não sentia dor nenhuma, o médico só me disse que se eu quisesse operar, seria mais por estética, que eu poderia viver com isso. Me passou os exames pré-operatórios e disse que eu não precisava ter pressa. Só que aconteceu um outro imprevisto na minha vida, no final de maio fiquei desempregado e cortei o plano de saúde, e há dez dias voltei a sentir dor, com menos intensidade e desta vez ela só irradia pra perna quando passo muito tempo sentado, e o lado esquerdo continua com uma quantidade anormal de água. Percebi que quando saio pra resolver algo na rua, não sinto nada – é como se o fato de caminhar fizesse o sangue circular no saco e aliviasse o quadro. A questão é que estou num dilema, não posso retornar nesse médico porque tirando o plano ele só atende particular. Quero saber se eu consigo “conviver” com essa dor à base de antibióticos alguns meses até voltar pro plano e continuar me tratando com o mesmo médico, ou se devo procurar o SUS com outro especialista. É perigoso esperar uns 6 meses por exemplo? Essa é minha preocupação. Há 10 dias já não durmo direito preocupado, sem saber do dia de amanhã, se eu vou acordar com a dor mais intensa porque algo grave pode estar acontecendo dentro do saco, ou se eu vou olhar no espelho e ele estará enorme. Só gostaria de saber se é seguro “segurar essa barra” alguns meses só até eu resolver essa situação com o plano.

    • Por que você retorna para um médico que lhe causou prejuízo e lhe sonegou informação? Pergunte-se a si próprio. Antibiótico é pra curar infecção, não para resolver dor. O Uso crônico de antibióticos pode prejudicar muito sua saúde. Procure um médico respaldado por outros pacientes e fuja desses desconhecidos que se escoram em plano de saúde.

      • Gostaria de saber se é mais vantagem fazer a hidrocelectomia ou a escleroterapia (ou escleroscopia, não sei se há diferença de uma pra outra). E gostaria de saber mais sobre essa escleroterapia, se logo depois da injeção de remoção do líquido a pessoa já sai do procedimento normalmente, de alta, valor do serviço e se é necessário anestesia. Obrigado.

      • A alta é no mesmo dia, mas a recomendação é de 3 dias sem atividade forçada. O tratamento varia de R$3000 a R$4000. Anestesia é local. O índice de sucesso é de 90% após duas aplicações e 75% com uma. Se sua saúde for perfeita e você não tiver trauma psicológico, recomendo a cirurgia. Converse com um médico de confiança.

  7. Olá, gostaria de agradecer muito pela existência desse blog. Achei informações aqui que JAMAIS poderia encontrar numa busca na web comum. O que parece é que realmente as informações existem, mas são completamente censuradas!!! Tenho que aprender a usar a “deep-web” pelo jeito..

    Meu nome é Bruno e tenho 26 anos. Pois bem meu caso é exatamente esse: Hidrocele após Varicocele. O problema é que se passaram 8 anos desde a fraude. Então não posso afirmar que a causa foi somente por isso, mas com certeza isso me deixou muito mais vulnerável. Vou contar a minha história, e se alguém puder dar uma ajuda ficarei muitíssimo agradecido!!

    Fiz a primeira cirurgia de varicocele com apenas 10 anos de idade. Na época, percebi um dia que depois que eu tinha corrido bastante e fui urinar, meu saco parecia “o do tamanho de um boi” e mostrei para os meus pais (inocentes, superprotetores, mas de bons valores). Porém parecia que voltava ao normal depois de uns minutos (pelo menos eu lembro assim). Meus pais, assustados, me levaram a um urologista, que tinha o mesmo nome do meu pai, e pela 1ª vez ouvi falar em “varicocele”.

    Primeiro problema: Esse sintoma não tem nada haver com varicocele, e sim com hidrocele. Ok. Pelo que eu sabia até um ano atrás, isso era varicocele, pois era disso que eu tinha tratado, de acordo com meus pais. Eu era leigo. Era….

    Segundo problema: Quando fui fazer a cirurgia, pasmem, o médico tinha “se enganado sobre qual o lado, esquerdo ou direito”, estava o problema!!! Fizeram um corte no lado direito (e o problema era no esquerdo!), deram os pontos, mas inicialmente o médico informou que eu “tinha rejeitado a anestesia” e eles abortaram. Depois ele confessou que tinha mentido por medo, pediu imensas desculpas aos meus pais (e eles aceitaram). Ele admitiu a culpa e disse que assumiram a responsabilidade e fizeram confusão (ele e sua equipe), simplesmente “erram o lado”. 4 meses depois, fui novamente pra faca (gratuitamente, pelo que meus pais me disseram). Então, supostamente fiz a cirurgia de “varicocele”. Depois disso meu problema foi sanado, não tinha mais esse volume após os exercícios.

    Eis que se passaram 8 anos, eu tendo 18 anos, fazendo abdominais, senti uma pontada leva no escroto esquerdo. Então, relutante, mostrei pro meu pai, e ele “inocente” acreditou ter algum problema. Talvez pela estética. Meu escroto esquedo sempre foi maior que o direito, maior pra baixo, e aquela linha escura que divide os dois lados, era invadida pela massa do esquerdo sobre o direito. Porém por dentro parecia ter uma massa, não era lisinho. Como se fosse uma varize mesmo. Mas nunca incomodou não.

    Então fui em outro urologista. Clinica parecia boa, toda amadeirada por dentro, café expresso a vontade. Tinha constatado mais uma vez varicocele, após os exames físicos (apenas). Eu tinha o mínimo de consciência ainda, só fiquei chateado e desconfiado pois o problema teve reincidência. O problema de estética não me importava (e era mínimo), tampouco fertilidade, mas como o médico disse que “poderia haver riscos a fertilidade futuramente”, recomendou a cirurgia. Obviamente meus pais aceitaram. E eu também, já que a realidade parecia ser esta. Estar “cuidando do meu futuro”.

    Problema: Não foi pedido espermograma ANTES da cirurgia. Pasmem :X. E como eu não tinha muita informação na época…

    Enfim, cirurgia foi bem, ele tinha sugerido ainda fazer a circuncisão, mas Graças a Deus recusei. Aquela massa tinha desaparecido, ficou molinha, mas o volume e tamanho permaneceram. Porém não demorou muito tempo pra mesma condição retornar. O saco sempre grandinho, talvez eu até tivesse hidrocele, mas se tive, foi imperceptível e insignificante.

    O grande problema ocorreu 6 meses atrás. Num dia acordei e notei que tinha água no meu saco esquerdo! Um aumento repentino, uma semana depois fui num urologista, no qual eu mesmo pesquisei. Fiquei assustadíssimo, ele disse que era hidrocele, sem causa conhecida (e eu até então pensava ser varicocele) e deveria considerar como câncer antes que fosse provado o contrário. E foi, após os exames de sangue e ultrassom. No exame deu 169ml de água! Porém, nada que me cause medo. Melhor notícia era a ausência de câncer! Mas no fundo eu sabia que não tinha, tenho uma outra visão sobre doenças e seus sintomas… e fico me questionando do motivo pelo qual eu desenvolvi essa hidrocele. Pra mim foi masturbação e orgasmo sem ejaculação, o que causava muita pressão interna, mas o Dr. desmentiu. Discordo. Porém cortei pornografia e masturbação da minha vida, não tenham dúvida que essa m* faz muito mal de uma maneira ou de outra.

    Reclamei com ele a respeito das ultimas cirurgias, mas ele não comentou nada, disse que não tinha bases sólidas pra isso. E disse que apesar de tudo não existe riscos pela condição em si, recomendou fazer a cirurgia pra não incomodar pelo volume e por estética.

    Por enquanto estou dando um tempo, procurando maneiras “alternativas” de lidar com isso pois não quero gastar 6k numa cirurgia. Não tenho condições financeiras pra isso. Meus pais sim, mas no limite. Se eu soubesse que eu pudesse reduzir esse volume até um nível confortável, mesmo que fosse lenta e progressivamente, não me importaria de ficar com isso pro resto da vida. Sou casado (na prática) e não me incomoda nem um pouco a estética local, porque outras coisas compensam…

    Não quero mais saber de cirurgia, pesquiso muita coisa sobre isso, mas por enquanto não tive muita informação relevante a respeito da hidrocele, além daqui. Continuo fazendo tudo normal, o volume não é tão grande aparentemente e já até acostumei, mas na última semana começou a incomodar o pequeninho testículo direito (os dois tem o mesmo tamanho pela análise de ultrassom), e isso começou a me preocupar, voltei a pesquisar e encontrei esse blog!!!

    Não acho que vou poder recorrer, até pelo tempo discorrido, e por não ter como provar diretamente. Mas se alguém tiver uma ideia ou fonte de conhecimento, por favor peço que compartilhe!! Obrigado!!!!

    • Posso lhe recomendar um médico em particular, o Dr. Alvarenga em São Paulo, ele faz escreloterapia de Hidrocele com alcool absoluto, que é um procedimento minimamente invasivo e de pouca dor. 196ml é um volume já grande e você deve tratar, devido ao trauma sexual que pode lhe causar no futuro. Postectomia, a cirurgia de fimose, é outra desgraça que não recomendo. http://conradoalvarenga.com.br/

  8. Boa noite, me chamo Eduardo e a oito dias eu fui submetido a cirurgia de varicocele bilateral.
    Lendo e pesquisando após a cirurgia eu percebi os riscos que posso adquirir com a cirurgia aberta que até então eu não tinha ciência; No meu caso, foi aberta, afinal a incisão foi feita no mesmo local de uma cesariana e estou com oitos pontos.
    Bom, fiz no dia 05/07, hoje são 12/07, minha revisão e retirada dos pontos está marcada para o próximo dia 21/07. Estou com bastante medo, sou um pouco paranóico naturalmente e quando se trata de minha saúde, a coisa piora.
    Meu caso é o seguinte: sinto as mesmas sensações de desconforto no testículo direito (o esquerdo, embora tenha sido diagnosticado com a doença eu não sinto desconforto nem dores), na porção direita da virilha próximo à base do pênis sinto uma dor incômoda, como se estivesse algo sendo impedido de passar, sob palpitações, pulsações que me dão um certo desconforto ao me mover ou mesmo parado. Nos saco escrotal, que por sinal nos primeiros dias ficaram despelando e com aspecto ressecado, ambos encontram-se roxos em um determinado pedaço do epitélio escrotal, onde o lado direito está bem mais roxo que o esquerdo (na porção logo abaixo do pênis onde fica alojado o plexo pampiniforme e o epidídimo) estou muito assustado, pois não fui orientado sobre nada desse procedimento, muito menos dessa roxidão que adquiri, comecei a pensar que poderia ser necrose, só que do dia 05 até hoje o tecido não está apodrecendo, apenas não cessa a roxidão.
    Estou muito assutado quando à estética, eu não fiz essa cirurgia com o intuito de prevenir a infertilidade e sim a estética e o desconforto que sinto ao realizar tarefas do dia-a-dia ou até mesmo parado.
    Gostaria de saber se posso processar o hospital pelo fato de não sido orientado sobre os riscos do procedimento? Nem o nome do médico eu sei, pra vocês terem uma ideia de quão bruto e desumano foi o meu diagnóstico e tratamento.

    • Procure o médico imediatamente. Sim, pode. Pode processar o médico se não tiver recebido o orientação por escrito ou oral e tiver ficado com sequela. Agora, vamos ser sinceros, se nem o nome do médico você sabe, você tem uma enorme culpa também: foi negligente com sua saúde. Hoje a informação está em todo lugar, na internet, computadores, celulares etc.

  9. Fiz Micro cirurgia de varicocele no lado esquerdo a 6 mesês, minha varicocele voltou entretanto, sinto dores no lado esquerdo e de vez em quando no lado direito, são dores que vem e somem com o tempo, troquei de medico mais a minha consulta é só no dia 31/05 .. estou no aguardo de uma opniao de um outro medico pra verificar por que continuo com dores ainda!! aconselho ninguém a fazer, nem a micro cirurgia, pois a possibilidade de ficar com traumas e dores pro resto da vida é muito! se alguém tiver o mesmo problema que o meu de ter feito micro cirurgia e ainda ter ficado com varicocele e com dores, favor deixar seu comentário de qual tratamento fez para ter melhoras dessas dorezinhas chatas que vem e somem.. apos a releção sexual no dia seguinte as dores aumentao tambem e conforme vão passando os dias elas vão diminuindo..

    • Alguns médicos recomendam repetir o procedimento. Eu sigo a máxima aristotélica: “Quem repete o mesmo procedimento esperando um resultado diferente, é burro.”

    • Fiz cirurgia de varicocele a 48 dias e desde então sinto dores que me encomoda muito quais não sentia antes.
      O volume das veias não baixou até agora é nem sei se vai baixar .
      Para diminuir as dores e o desconforto até mesmo pra andar estou tendo que usar o suspensorio testicular.
      Também gostaria de saber o porque de ter aparecido estas dores que as vezes é o suportáveis após cirurgia , tenho retorno com o médico só no dia 04/01/2017
      Mas ficar pra nós respeito todas as profissões entre todas a medicida mas os médicos de hoje em dia não estão tendo o minimo de respeito com a sociedade .

      • Geralmente baixa rápido. O importante é que você não refaça a cirurgia (exceto se for microcirurgia ou embolização) (alguns médicos recomendam fazê-la de novo). Se não deu certo na primeira vez, não repita esperando outro resultado. A dor pode ter vários motivos: lesão nos nervos, linfáticos etc. Consulte um bom médico.

    • Fera deixa, falar eu estou com esse mesmo problema,fiz mês passado essa cirurgia mas atualmente sinto sensação de dor e ao mesmo tempo some fui no mesmo urologista que fiz a cirurgia da varicocele ele falou que sou muito ancioso até passou um encaminhamento para um psicólogo de vez enquando sinto a sensação de dores. Porém na divisão dos escritos a uma divisão e em meio obtem-se algo estranho como se a veia grossa, ou seja com sangue e no lado esquerdo a uma veia fina bem avermelhada com sangue ele falou que era normal é que muita gente tem veias desse tipo. Estou pensando em procurar outro médico e levar o laudo dos meus exames para ver uma outra resposta. Oq acham?

  10. Fiz a cirurgia de varicocele, bilateral, fazem 8 dias, os testículos ainda estão doloridos, entretanto, referente à parte sexual, aparentemente não alterou, haja visto que diariamente, involuntariamente “ele” tem excitado, minha preocupação agora fica quanto à hidrocele!

  11. Vou fazer a cirurgia no testiculo Direito,está muito inchado e dolorido tenho 64 anos.Quais os perigos desta cirurgia se existe.

    • Olá, Airton. Você tem que avaliar o risco-benefício. Não tem sentido operar varicocele depois de 50 anos. Creio que seja hidrocele, seu caso. Nesse caso, você deve conversar com seu médico sobre seu atual estado de saúde: colesterol, triglicerides, glicose. Os perigos da cirurgia de hidrocele são poucos: dor cronica, cicatriz grosseira, infecção. A dor, geralmente cede de 7 a 10 dias e pode ser controlada com analgésicos.

    • Dr. Meu marido fez a microcirurgia Bilaterial a cerca de 1 mês, ficou super inchado no pós cirúrgico e depois desinchou um pouco, porém tem um nervo repuxando da virilha até a ponta do pênis que não para de doer. Ele já tomou um monte de inflamatório que o médico receitou (o médico disse que o nervo que passa dentro do sistema linfático dele na virilha inflamou e por isso os inflamatórios)só que não melhora. Nem ereção ele consegue ter de tanta dor… passa os dias deitado com dor. O médico pede que ele aguarde que um dia melhorará. O que devemos fazer?

  12. Um grande problema que pode surgir gerado pela varicocele e a atrofia testicular e a consequente queda na produção da testosterona. Ai vc vai ver sua vida virar um inferno. Fiz a cirurgia por conta da atrofia testicular e a queda dos níveis de testosterona. Realmente mesmo vc falando em outras técnicas cirúrgicas os médicos fornecem poucas informações, pedi a microcirurgia, mas nao sei se essa foi a técnica realizada, vou confirmar na revisão e caso nao tenha sido vacq solicitei vou processar o médico e o hospital. Boa sorte!

    • Sim, de fato. Mas é relativamente raro. Em torno de 10%. A cirurgia também pode causar atrofia, se o médico ligar a artéria. Para saber se foi micro-cirúrgia. Basta olhar o tamanho da incisão: 4cm em diante, cirurgia convencional.

  13. A três anos atras com 22 anos fiz 3 cirurgias no mesmo dia Varicocele lado esquerdo com corte na virilha, Fimose e Hernia Umbilical. Tudo saiu ótimo e me recuperei rápido das cirurgias mas a que mais me incomodou foi a de Varicocele. O motivo de ter feito a cirurgia de varicocele foi porque eu vinha sentido dores na região escrotal esquerda naquela época e após a cirurgia parou e me senti bem. Hoje com 25 anos moro no exterior e após trabalhar por três dias carregando muito peso senti uma dor imensa na região esquerda, logo não mexi mais com peso e mesmo assim continua uma dor local não tão forte mas diária e estou preocupado com isso. Essa dor se prolonga quando faço muita força, dependendo do jeito que estou sentado e fico parado muito tempo percebo que algumas áreas na região do saco esquerdo e próximo da virilha ficam dormentes coisa que não acontecia antes. Outro detalhe é que o saco está bem mais abaixo que o outro da direita. As veis inchadas são perceptíveis. Sei que a melhor opção é ir a um médico mas queria saber uma opinião do que poderia ser isso. Obrigado

    • Ramon, o que sabemos é o alto índice de falhas dessa cirurgia grotesca de varicocele. Recomendo procurar um médico e te diria para nunca mais fazer cirurgia aberta de varicocele. Nem que te paguem!

  14. Sempre é tempo de aprender!!!

    Meu nome é Alex Nascimento, tenho 37 anos, sou de Campinas-SP.

    Li alguns artigos médicos sobre hidrocele… mais só aqui veio algo na minha mente, não sei se é ruim ou bom saber disso…rsss

    Como eu acredito que nada nessa vida é a Tôa, a verdade demora mais chega!

    Quando tinha 18 anos, procurei um médico urologista para verificar uma fimose, sei lá pq minha mãe não tratou isso de pequeno rsss…. mais enfim.

    O Dr. na ocasião me pediu alguns exames, entre eles o espermograma, então fiz, levei ao consultório e a surpresa, a qualidade do esperma estava abaixo do esperado! perguntei: O que deve ser feito? – o Dr. respondeu: uma cirurgia de varicocele para corrigir.

    Mais eu fui ver fimose, o que tem a ver varicocele? Na ocasião pensei, esse médico é fantástico, matei 2 coelhos com uma unica cajadada ou melhor operação. rsssss

    Se estou recebendo esse diagnostico de um médico experiente , que foi indicado …eu apenas com 18 anos, tudo levou eu a fazer essas cirurgias.

    Foi um sucesso! me recuperei bem… inclusive com 27 anos fui pai, o que reforçou a “tese” na minha cabeça que aquele decisão foi correto, enfim, agora sou pai, ufa, nada de infertilidade.

    Ao 35 anos fui ao médico ver outra coisa ele me disse: Alex – Olha o tamanho do seu testículo esquerdo! não sentis nada , sempre foi assim? Eu disse não, sempre foi normal, aliás não fico olhando muito ai rsss brinquei com o doutor…

    Dias depois, fui ao urologista, ele pediu um exame de ultrasom, e constatou água, perguntei o motivo, ele disse, não tem motivo aparente, eu tb não me recordo de nenhum trauma, batida na região… Ele disse que eu poderia conviver com isso normalmente que não teria problema, a cirurgia era em caso de estética, mais como é em um lugar reservado pensei, ótimo deixa como tá.

    Mais com o tempo, aumentou muito e começou a incomodar, principalmente na academia e para dormir, ficou do tamanho de um limão grande!!

    Tem 7 dias que operei, ainda tá inchado, tá um pouco dolorido, nada absurdo, e parece que não saiu todo o liquido!

    O que mais me chama a atenção de toda essa história, é saber que a cirurgia de varicocele a 19 anos atrás pode ter sido desnecessária! Se isso aconteceu mesmo, fico muito triste ! Pq é justamente o lado esquerdo onde foi feito o procedimento cirúrgico que ta o problema… Pode ser coincidência ou erro médico!

    A literatura médica diz que o auge dessa doença é em recém nascidos ou homens acima de 45 anos, eu estou fora dessa estatística.

    Enfim, o medico já faleceu, na época já era super velho, e depois de 19 anos em um forum descobri que posso ter sido vitima de uma “fraude” , que loucura, caraca !!!!!

    Como não tenho o poder de voltar ao tempo, o que me resta é viver a vida em paz! Com fé em Deus e o auxilo agora de um profissional que parece ser correto a me recuperar!

    Um grande abraço a todos.

  15. Olá, sou de Pernambuco, tenho 24 anos e estou com varicoceles em meu testiculo esquerdo. De maior nivel, veias grandes.
    Apos a cirurgia essas veias são retiradas? qual melhor forma de ter segurança nessa cirurgia ?
    Li aqui que muitas pessoas se deram mal..

    • As veias são ligadas no abdômen (são cortadas e emendadas como um mangueira), então murcham da parte em que foram cortadas para baixo. O problema é que o médico não ver vasos paralelos as veias, chamados vasos linfáticos, que drenam os líquidos do corpo, então ele acaba ligando os linfáticos também, muitas vezes (em até 29%), ocasionando uma doença chamada hidrocele, que irá requerer outra cirurgia, mais dolorosa e arriscada. A única cirurgia que eu posso recomendar, como paciente vítima, é a “microcirurgia com microscópio”, onde o médico ver os vasos linfáticos e evita cortá-los. Se o médico disser que a cirurgia aberta é “segura”, desconfie, porque não é. Em hospital público só fazem cirurgia aberta, então o risco é grande. Esteja ciente que, independente do que o médico disse, há o risco de hidrocele e atrofia testicular se a artéria for cortada (artérias levam sangue ao corpo, enquanto veias drenam)

      • Você pode ter ficado com hidrocele. Consulte médico de sua confiança. Pode ser necessária outra cirurgia. Consulte.

      • Olá, as veias não são retiradas. O que acontece é uma espécie de fechamento da parte da veia principal que produz a variz ou varicocele, localizada na região da virilha. Isso retira o suprimento sanguíneo da variz e soluciona o problema, pelo menos na teoria. Eu fiz essa cirurgia por causa das constantes dores irradiadas da virilha para o testículo esquerdo e por ser orientado pelo urologista sobre o comprimento da fertilidade ( já que o calor provocado pela irrigação sanguínea da variz no testículo poderia matar os espermatozóides).
        Tive uma surpresa quando fiz o ultrassom e descobri varicoceles nos dois testículos. O problema dessa cirurgia é o risco de traumatizar um vaso linfático da virilha e causar outra complicação: a hidrocele ( acúmulo de líquido na bolsa escrotal). Fiz recentemente uma segunda cirurgia para drenar esse líquido no lado esquerdo ( no total foram 3 cirurgias, com a de varicocele). Depois de 2 meses ainda tem um pouco de líquido ( está melhor do que antes, mas ainda está lá). Irei para o urologista mês que vem pra saber se ele irá pedir novo ultrassom ou esperar para ver se esse edema residual vai se resolver espontaneamente.
        Faça a cirurgia com um bom urologista, senão vc terá dor de cabeça e vai ficar ” de saco cheio”, literalmente !

      • Não recomendo a ninguém a cirurgia aberta, porque é totalmente ultrapassa e só é feita para alimentar esse indústria da cirurgia eletiva. É verdade que a teoria do fechamento do retorno veneso resolve a varicocele, mas o retorno venoso é importante para a limpeza do sangue de toxinas, patógenos e tudo mais. O resultado é que sem retorno venoso há uma possibilidade teórica de seu testículo ficar mais vulnerável a orquites e infecções. Além da hidrocele, que é batata de tão certa. No final você sai com 3 cirurgias. É isso mesmo. Eu já passei por 4 cirurgias urológicas. Claro que isso é um negócio da China para esses urologistas.

  16. Olá. Fiz a microcirurgia de varicocele há 15 dias no testículo esquerdo. Tenho sentido sensibilidade nesse e as veias estão inchadas do mesmo jeito. Alguém que passou por este procedimento, é assim mesmo o pós operatório? As veias ficam grossas como antes ou diminuem a espessura? Agradeço a gentileza de compartilhar. Abraços

      • Meu caro, eu sou aqui de pernambuco. estou com varicoceles no meu testiculo direito e to procurando um hospital publico para fazer minha cirurgia !
        to com receio pois minha varicocele é do maior grau, com veias enormes.. será que apos a cirurgia essas veias irão sumir ?

      • Como já lhe disse, as veias vão sumir. O risco é que você tenha de fazer duas cirurgias: uma pra varicocele e outra pra corrigir a hidrocele causada pela cirurgia de varicocele. Recomendo apenas microcirurgia.

  17. amigos, fiz uma cirurgia corretiva de hidrocele – 36ml… após 2 anos 6 meses de operado sinto que fui vitima de erro e negligencia médica. uma vez que o médico me operou e me deixou com cicatriz cirúrgica interna inestética. ele me enganou, com promessas de que era uma cirurgia simples. sem danos colaterais. MENTIRA, procedimento completamente invasivo, me deixou afastado da faculdade por quase 2 anos com dores e inchaços. sem contar a minha vida sexual, que esta de mal a pior. sinto que estou sendo completamente prejudicado em minha vida pessoal e em todos os sentidos. gostaria de saber a opinião de vcs. um abraço!!!

    • Mateus, seus sentimentos são os mesmos dos meus. O modus operandi criminoso destes maus profissionais (felizmente não são todos) é exatamente o mesmo em todo lugar: Ocultam os riscos, dizem que é tudo simples e quando dá errado, saem pela tangente. Fazem isso, porque na impunidade, o crime prospera.

    • meu amigo essa cirurgia para o medico é simples,porem para o paciente é um pouco complicado.mais prazo normal é de 2 meses no
      maximo,se passar disso a algo errado com voce,eu to com 17 dias de operado hoje,e a cicatriz esta fechando de vagar mais esta.Boa sorte abraço.

  18. Fiz uma cirurgia de varicocele bilateral, e após2 meses da cirurgia ser feita fiquei com hidrocele bilateral, coisa que exames anteriores comprovam que eu nao tinha e continuo com a varicocele no lado esquerdo. Queria uma dica de como faço para procurar meus direiro. Procurei outro medico, e ao olhar meus exame ele perguntou assim, ” ele fez sua cirurgia mesmo com esses resultados”, não precisava de cirurgia.
    Mas fiz a cirurgia por que o medico me falou se eu não fizesse eu ficaria estéreo.

    • João, não há provas de que você ficaria estéril, ainda mais depois que um profissional sério disse que você não precisava. Muitos deles dizem isso pra todos. Na verdade, a prória cirurgia pode causar esterilidade se o médico ligar as artérias.

      Procedimentos em caso de negligência médica: Pegue o prontuário médico no hospital onde se operou, receitas, e termo de consentimento e procure um advogado no Civel pra entrar com processo por danos. Vá a uma delegacia e faça Boletim de ocorrênca por lesão corporal. Se faz pouco tempo, faça uma denúncia no Conselho Regional de Medicina, também e no PROCON. Com excessão do processo no Civel, o resto anda rápido.

  19. Bóia noite a 8 anos fiz a tal cirurgia varicocele, bem como comentado aqui o médico não me passou informações sobre o risco da hidrocele. Logo após a cirurgia percebi me meus retículos não des inchavam. Ao volta no médico ele me passou que estava tudo bem que após algum tempo tudo passaria. O tempo foi passando 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 meses e nada de passar e ele ainda continuava afirmando que era somente um inchaço e que eu não repousei direito.Pois bem procurei outro médico e ele só confirmou o que eu já sabia.Fiquei tão revoltado que na época não quiz mais saber de operação. O ano passado passei por um mal momento em minha vida minha apêndice quase rompeu e tive que passar por outro procedimento cirúrgico “emergência” claro, neste ano comecei a sentir dores na região da cicatriz o foi constatado hérnia incisional. Enfim reslovi fazer as duas cirurgias no mesmo momento, hoje estou muito satisfeito minha bolsa escrotal está bem menos inchada e a cirurgia da hérnia também estou recuperando bem. Não desmerecendo mas todas as classes existem bons profissionais e verdadeiros bandido com bistori.

    • Sua hérnia foi na cirurgia de varicocele ou na apendicite? Você sofreu muitas negligências, lute pelos seus direitos judicialmente. Fazer uma cirurgia e sair com mais duas para corrigir a barbeirada anterior é grotesco.

      • Tambem passei por isso o medico indicou cirurgia fui fazer ultrasom o medico disse q nao era necessario cirurgia mais mesmo assim o medico operou hoje sofro com as dores no lugar da cirurgia e na bolsa e ainda tenho poblema na hora da telacao por sentir dor

  20. Olá, fiz cirurgia para remoção de varicoceles bilaterais ( foram duas incisões de cerca de 3 cm nas regiões públicas de cada lado). Segundo ultrassom, elas foram corrigidas, porém tive hidrocele no lado esquerdo. O médico então fez uma incisão na bolsa escrotal para remoção do líquido acumulado. Estou há 6 dias operado, ainda sinto que ficou um pouco de líquido lá, mas estou apreensivo ( não sei se com a reparação irá diminuir ou se isso já é alguma ineficácia da cirurgia de correção do problema )

    • Olá, fiz cirurgia para remoção de varicoceles bilaterais ( foram duas incisões de cerca de 1,5 cm cada nas regiões públicas de cada lado, próximas à bolsa escrotal). Segundo ultrassom, elas foram corrigidas, porém tive hidrocele no lado esquerdo. O médico então fez uma incisão na bolsa escrotal para remoção do líquido acumulado. Estou há 6 dias operado, ainda sinto que ficou um pouco de líquido lá, mas estou apreensivo ( não sei se com a reparação irá diminuir ou se isso já é alguma ineficácia da cirurgia de correção do problema )

      • O resultado da cirurgia demora 2 meses. Você possivelmente fez microcirurgia de varicocele. Está com dor?

      • Ola o marido fez a micro cirurgia de varicocele e sente muitas dores na regiao do testículo esquerdo me diga oque pode ter acontecido nesse caso ? Desde ja agradeco

      • Não sei, pode ser dor do pós-operatório. Pode ser lesão de algum nervo sensorial no trajeto. Lesão na artéria, problema de retorno venoso. Enfim, qualquer coisa. Consulte o cirurgião ou outro médico de sua confiança.

  21. Meu marido tem 21 anis foi diagnosticado com varicocele ele tem medo de cirugia .gostaria de saber quais sao os ricos q ele tem se optar por nao fazer curugia dexar como ta?

    • O risco único é em raros casos infertilidade. A cirurgia aberta também pode causar infertilidade se o médico cortar a artéria no lugar das veias doentes. Hidrocele, é muito comum. microcirurgia tem alta eficácia e é muito segura. É o que recomendo.

  22. Ola doutor…tenho 17 anos e tenho varicocele do lado esquerdo,mas tambem sinto dores do lado direito apesar das veias nao estarem tao “visiveis”…ou seja,eu acho q eu tenho a bilateral e o medico diagnosticou soh a esquerda…eu trabalhava em servico pesado,e as dores encomodavam muito e tive que pedir uma licença do servico,fiquei 3 semanas em casa e as dores melhoraram,doia ainda mas bem fraquinho…voltei ao meu trabalho e no primeiro dia jah senti dores mais fortes denovo…meu medico me aconselhou a nao operar pelo fato de eu ser muito novo soh que fica meio dificil para mim porque como eu fiquei 3 semanas,melhorou e qnd peguei um pouco de peso senti dores fortes denovo e quase impossivel trabalhar…

    Mas minha duvidade é a seguinte…se eu ficar alguns meses em repouso as dores podem sumir por completo?
    Tipo,eu poder pegar peso novamente sem sentir dores
    Se puder responder agradecerei muito porque estou meio preocupado com isso e meus pais tambem…desde já obrigado

    • Cleber, operar pode causar Hidrocele. Situação que leva a outra cirurgia. Microcirurgia de varicocele é o recomendado. Não sou Dr. Sou paciente.

  23. quero saber tenho varicoceles minhas veias sao muito grandes ja tenho dois filhos sinto dor uma vez a cada 2 mese sou formado em educacao fisica sou lutador faco musculacao posso fazer concurso pra policia

    • Josafa, não sei em relação aos concursos. Leia o edital. Fazer a cirurgia pode causar hidrocele e você pode ser descartado do concurso do mesmo jeito. Recomendo que, caso queira, faça microcirurgia.

  24. um amigo meu falou q teve um grande inchaço no testiculo esquerdo e fez os exames e tudo atévo untraçom e foi diagnosticado tudo normal , dai com o tempo o inchaço foi diminuindo e o testiculo também hj ele fala q o testiculo esquerdo quase nem existe oque pode ser? e quais os riscos da infertilidade ?

    • Não sei Marlon. Risco de infertilidade pode advir de infecções dentre outras causas. Procure um médico de confiança e tente relaxar.

  25. Operei de varicocele em outubro de 1992 com 19 anos..Hoje tenho reincidencia da varicocele e hidrocele..Tenho 42 anos o medico que me operou está longe daqui..moro em Ubatuba. esses anos todos tentei com outros médicos..mas ninguem quis mecher. a pergunta é : um médico pode se negar a operar de novo uma cirurgia que não foi ele que fez ?? Essa situação é o que me deixa mais triste em minha vida..se tivesse tendência suicidas já tinha “ido” há muito tempo. Me ajudem..

    • Luiz, ele pode. Visto que não é cirurgia de emergência. Cirurgiões que mutilam os pacientes e somem, infelizmente, são uma realidade. Varicocele, aconselho não mexer mesmo, é perda de tempo e sofrimento com uma cirurgia 90% inútil se não for microcirurgia, muito mais segura. Hidrocele, infelizmente, destrói a auto-estima. Não opere com o mesmo cirurgião. Se você tem saúde e pode operar a hidrocele, a decisão é sua.

  26. Li alguns comentários e gostaria de deixar meu depoimento. Que me desculpem os cultos, mas prefiro uma linguagem mais humana 🙂
    Fui diagnosticado com varicocele aos 21 anos e recusei a cirurgia. Era do lado esquerdo, e o direito normal. Recentemente, com quase 29, por motivos de estética e graças ao meu resultado de espermograma que deu “fora” do que seria o normal, resolvi recorrer a cirurgia. O ultrassom também mostrou um cisto de 1cm do mesmo lado esquerdo. O urologista que procurei não preocupou em informar sobre os riscos e nem deu maiores detalhes da cirurgia, tive que esforçar para tirar informações dele, apesar que muitas eu já sabia, entre elas o risco da hidrocele. Claro que a intenção dele era que eu fizesse a cirurgia. Enfim, segui adiante. No dia da cirurgia lembro de assinar uma declaração dizendo que o medico poderia realizar outros procedimentos caso necessário, mas não sei se isso tem peso como termo de responsabilidade, e não sei se foi por microcirurgia, eu nem sabia que tinha essa opção, fiquei sabendo depois que li os comentários aqui. Então, foi feito um corte do lado esquerdo abaixo da barriga e tive um corte no saco esquerdo para retirar o cisto. Hoje, com pouco mais de duas semanas operado, eu não sei se eu ainda corro o risco de desenvolver hidrocele, mas percebo que o meu saco está bem menor do que era antes e a sensação que eu tenho é que está reduzindo cada vez mais. Só de lembrar como era e como está agora já me sinto satisfeito com o resultado. Eu não sei se a varicocele provoca algum risco com o passar dos anos, mas e se eu chegasse aos meus 50 anos e descobrisse alguma coisa provocada por ela, será que eu iria arrepender de não ter feito antes? Não sei, ainda é cedo pra dizer qualquer coisa, queira Deus que não, mas quero que continue assim, melhorando. Se eu tivesse lido esses comentários antes, talvez eu não teria feito a cirurgia, talvez eu nem teria feito um ultrassom. Realmente a gente só entende da situação quando passamos por ela. Deve ser revoltante recorrer a um procedimento cirúrgico pra resolver uma coisa e acabar ocasionando em outra que pode ser até pior. Até então, só posso dizer que não me arrependo, peço a Deus que essa varicocele não volte nunca mais, que meu saquinho rsrsrs continue reduzindo de tamanho e que Deus me livre de hidrocele. E só pra constar: que exame constrangedor é o tal do espermograma kkkkkkk. Da próxima vez vou insistir pra tirar amostra em casa.

    • Você não deve se tratar com um médico que sonega informações, é perigoso… Um dos riscos da cirurgia, além da asquerosa hidrocele, que deixa seu testículo do tamanho de uma toranja, é a atrofia seguida de falência testicular devido a ligadura da artéria que irriga o testículo. O médico deve ligar as veias que levam o sangue venoso, se ele ligar a artéria, que leva sangue arterial para o testículo, dá falência testicular então. Você deve esperar mais tempo, se não está seguro, procure um urologista de confiança. A microcirurgia é muito segura e o corte tem menos de 2cm. Na cirurgia aberta, tem cerca de 5cm.

  27. É possível diferenciar um edema de uma hidrocele? Fiz as cirurgias de varicocele e hidrocele há 30 dias, ambas bilaterais. Ainda há certo dolorimento, rigidez e inchaço, mas percebo um lado mais inchado com um líquido translúcido (auto exame com lanterna) Voltei ao médico e ele pediu p aguardar mais 60 dias e que então retornasse. É possível que seja só um edema? Se for uma nova hidrocele, tem alguma chance de regressão sem nova intervenção?

    • O edema passa e você percebe a diminuição gradual. A hidrocele só anda pra frente. Hidrocele só cura com procedimento (eslceroterapia ou cirurgia aberta). Converse com seu médico.

  28. Fiz Varicocele bilateral exatamente a um mês e meu testículo direito não reduziu ainda o tamanho de uma manga! fui ao médico e ele disse ser normal! qual é o prazo normal para meu testículo voltar ao normal? já tive Hidrocele antes por conta de epididimite e voltou mais rápido que agora. Poderiam me ajudar?

    • Não há prazo, Daniel. Somente um ultrassom pode dizer se você está com hidrocele. Cirurgia aberta de varicocele é causa comprovada de hidrocele iatrogênica (doença causada por procedimento médico). Pode ser que não haja remissão. Procure um médico de confiança.

  29. amigos fui diagnosticado com varicocele bi lateral sinto dores nas pernas e um desconforto tipo pontada so do lado esquerdo, pergunto esses sao os sinais da varicocele alguem ja sentiu essas dores nas pernas tipo cansado o que quero saber se é causa da varicocele e essa ponta do no testiculo, fiz os exames e semana q vem levo ao medico, oq vcs acham quero operar por causa das dores nao to nem ai para infertilidade? ah vi o procediemnto hj em sp visto q moro no ms custa em media de 35 com um dr. do sirio,aguardo a resposta abs

    • Jairo. Operação segura, somente a microcirurgia. Operação aberta (Corte largo na virilha) pode dá hidrocele em até 29% dos casos (o testículo cresce e fica na proporção de uma laranja, as vezes maior), atrofia testicular em 5% e volta da doença (recidiva). Dor nas pernas pode ser qualquer coisa, inflamações e infecções genitais podem dá dor nas pernas, bem como outras centenas de doenças. Procure um médico de confiança para o diagnóstico. Varicocele pode dá dor nos testículos em alguns casos. Converse com o urologista.

  30. Boa tarde gente. Fiz a cirurgia de varicocele fazem 5 dias e to impressionado com o meu pós operatório. Sempre ouvi que a cirurgia era tranquila e tudo mais. A minha era bilateral grau 3, ja estava doendo muito. Fiz a cirurgia depois de muita espera com toda a burocracia cirúrgica. Hoje 5 dias após a cirurgia minha bolsa escrotal esta do tamanho de uma manga. Ta difícil. Sinto dores de cabeça horríveis. Enjoos. E o tamanho do testiculo me assusta, nao consigo achar uma posição que fique confortavel. Nem o suspensório de bolsa escrotal esta cabendo. Alguem ja passou por uma situação dessa? Grato.

    • Algumas pessoas ficam com edema transitório ou pode ser hidrocele, nesse caso pode ser necessária nova cirurgia. Você deveria saber dos riscos antes. Procure o médico para ver esses sintomas de cefaléia. Pode ser da anestesia. Se não está confiante, procure outro médico. Recomendo a quem sofre de varicocele incapacitante somente a micro-cirurgia. Boa sorte.

  31. Olá. Meu marido tem varicocele e é bem aparente, as veias estão todas emboladas e a cor assusta um pouco. Ele tem dois filhos de um antigo relacionamento e não sabe exatamente quando começou a doença, mas foi provavelmente foi por volta dos 25 anos de idade, já que ele teve o último filho com 23 anos e agora ele está com 31. Atualmente não usamos nenhum método contraceptivo e eu não engravidei, fato que provavelmente seja a prova de que a doença afetou a qualidade dos espermatozoides dele. Além disso, ele sente dores no pé da barriga durante o ato sexual, e muitas vezes passa mal ou fica muito cansado.
    Gostaria de saber se algum de vocês têm esses sintomas e se é aconselhável fazer a cirurgia neste caso.

  32. Galera, eu de novo estou com cinco meses de cirurgia de varicocele, e estou com muito incomodo nos testiculos, procurei outro médico, ele falou que era normal sentir dor quando pegasse e tal, so que sinto dor todos os dias parece que está tudo quente não sei, agora no pe da barriga as vezes nas pernas do lado entre os testiculos, e estou desesperado, quando faço exercícios não cinto dor fica ate melhor. Não sei porque, e estou preste a realizar meu sonho vou servi o Exército. Tenho medo de da problema nos testes físicos. Por favor mim ajudem o que eu faço se tomo algum remédio o que fazer por favor?

    • Aconselho a não se preocupar. Eu tenho essa dor, devido a essa cirurgia. Pode ser uma orquite: inflamação dos testículos. Procure um médico de confiança e peça ultrassom com Doppler.

      • Estou pensando em fazer a cirurgia, através da técnica microcirúgica subinguinal com microscópio (técnica de marmar). A dor está me incomodando demais. Mas pelo que vocês estão dizendo, mesmo fazendo a cirurgia, a dor continua. Qual tipo de cirurgia vocês fizeram? A laparoscopia, embolização ou microcirúgia subinguinal ?

      • Paulo, vou aprovar só este comentário e responder as dúvidas dos outros. A microcirurgia com microscópio é a mais segura. Só ocorre Hidrocele em menos de 1% a 5% dos casos. Alguns médicos conseguem mesmo ZERAR esse risco. É uma cirurgia muito segura. Infelizmente, a maioria dos urologistas brasileiros prefere viver nas trevas com pouco apreço pelo paciente, e fazer a pior cirurgia: a aberta peritoneal sem ampliação, com riscos de hidrocele, devido a lesão dos vasos linfáticos, e falência do testículo, devido a ligadura inadvertida da artéria.
        .
        Eu não faria cirurgia de varicocele aberta jamais e nem micro-cirurgia porque, pra mim, não há custo-benefício. Eu fiz a cirurgia aberta, sem ampliação, com um vigarista que disse que não “havia riscos e era simples”. Obviamente, ele estava mentindo pra comer o dinheiro do plano, que não foi pouco. Essa sua queimação é estranha. A dor da varicocele é em peso. Converse com seu médico, pode haver inflamação. Se não operar, o que pode ocorrer em alguns casos (10 a 15%) é infertilidade. Alguns médicos sugerem compressas de gelo de 15 min. para diminuir o incômodo da varicocele (gelo contrai os vasos), o que funcionou pra mim. Novamente, converse com seu médico. Se for operar, Recomendo apenas a micro-cirurgia ou embolização. Se possível, somente de um lado. Mas a escolha é sua.

      • Doriam Gray,
        Não precisa responder ao meu post anterior.
        Acabei de ler todos os seus comentários, e acho que as minhas perguntas, que fiz anteriormente, já estão respondidas.

        Só me restou uma dúvida:
        Ao saber das possíveis sequelas que poderão restar da laparoscopia, embolização ou da microcirúgia, o paciente poderá optar por não fazer nenhuma delas. Qual a consequência disso? Por exemplo, no meu caso, tenho varicocele e sinto mais queimação do que dor. O último espermograma está normal. O que mais me incomodada, é a diminuição do tamanho dos testículos. Se eu optar por não fazer a cirurgia, o que poderá acontecer com o tamanho dos meus testículos? Vai estabilizar? Ou vai diminuir mais? A minha preocupação é que os testículos diminuam cada vez mais, e desapareçam.

  33. ola amigos,operei a cinco dias de varicocele,mais por estética,pois estava horrível meu saco,passava dois centímetros e meio a mais q o direito,fiquei internado dois dias e meio,não me falaram nada a respeito da hidrocele,mas enfim…não estou sentindo dores,estou me recuperando muito bem,não sei se eh porque não tinha dores antes,tenho varicocele desde meus 15 anos e hoje operei com 22 anos.o medico me disse q não causa infertilidade e se eu estava certo de q eu queria operar,espero não ter problemas,depois,estou aqui para dizer q foi na virilha e em nem um momento sinto dor,isso ai,pesquise bem se vc tem esse probleminha horrível.

  34. Tenho 22 anos, e também fiz uma cirurgia em outubro de 2012 sabendo que minhas dores poderiam não desaparecer assim dizia a médica, e que era somente por causa de infertilidade e blá blá blá. Acontece que antes de detectarem varicocele alguns médicos diziam que era por falta de masturbação ou dor psicológica, acontece que a dor me fez fazer essa (merda de) cirurgia e ate hoje continuo sentindo dores, e adivinhem? agora com hidrocele, na qual todos dizem que é psicológico de novo e que não podem ficar mexendo pelo risco de me tornar infértil, eu estou pouco me lixando de ficar infértil, agora estou com dores e com o testículo imenso em quanto o outro parece que esta atrofiado, esta menor que um testículo saudável, mais ou menos do tamanho de uma bola de gude. Se eu soubesse das complicações nunca teria feito essa cirurgia, as dores dobraram de intensidade, testículo imenso e uma cicatriz no púbis, é pouco ou querem mais? realmente avaliam o conceito antes de fazer essa cirurgia de varicocele, pois é melhor ficar com suas dores, pois podem aumentar, dar varicocele e etc… enfim, aqui deixo minha revolta. obrigado

    • Não existe “hidrocele psicológica”. Se alguém lhe disse isso, trata-se de fraude… Procure um médico de confiança e peça exame de ultrassom a ele. Antes de fazer uma cirurgia de varicocele, você tem que, no mínimo, fazer espermograma para ver contagem e motilidade dos espermatozóides. E ainda assim, eu só faria micro-cirurgia ou embolização, e nem isso. Eu já não sei mais o que dizer pra tantas vítimas dessa cirurgia. Convenientemente, os médicos se “esquecem” das sequelas e mandam o paciente pra casa, como fizeram comigo. Medicina cirúrgica, infelizmente, é um negócio sujo.

      • Não entendi o que você quis dizer com: “E ainda assim, eu só faria micro-cirurgia ou embolização, e nem isso”?
        Você só faria a microcirurgia? ou não faria nenhuma das duas? Não entendi direito.
        No seu caso você teve hidrocele? Qual tipo de cirurgia você fez? Mesmo a microcirugia subinguinal oferece risco de ter hidrocele?

  35. Glimpse e Dorian: em primeiro lugar, meus parabéns pelo blog! Se eu o tivesse visto há 4 dias atrás, provavelmente não teria realizado essa cirurgia. De todo modo, já que não é possível voltar no tempo, peço, se for possível, que me auxiliem em relação a algumas dúvidas…
    Tenho mais de 40 anos, sem filhos, razão pela qual o urologista indicou a realização do procedimento – que foi feito bilateralmente, por via microscópica. Segundo ele, seria uma cirurgia simples e sem riscos de efeitos colaterais. O que pergunto é o seguinte: 1) Mesmo a cirurgia feita pela via microscópica traz os riscos mencionados, em especial o da hidrocele? Minha bolsa escrotal está enorme, com volume dobrado, e trazendo um certo ardor, peso e desconforto… é comum que isso aconteça 3 dias após a cirurgia ou já se pode suspeitar de uma hidrocele? 2) Caso seja o caso de hidrocele, a correção é apenas cirúrgica? Quais são os riscos? 3) O médico garante que não, mas vale perguntar a quem fez: com o corte das veias, há algum risco de perda da qualidade da ereção ou mesmo de eventual impotência? 4) Ainda de acordo com o médico, a varicocele poderia se tornar progressiva e me tornar definitivamente infértil… isso confere? Obrigado desde já e um abraço!

    • É complicado responder isso tudo. TODA cirurgia tem risco e o documento que TODO médico DEVE passar ao paciente é o “consentimento esclarecido” http://www.unimed.coop.br/pct/servlet/ServletDownload?id=MjE0NzQ5ODI4MA==. A micro cirurgia tem risco de hidrocele,muito menor, mas tem. Correção da hidrocele, quando há, é cirurgica. É Cirurgia relativamente dolorosa. Não há provas de que você possa ou não ficar estéril, com ou sem cirurgia. Você deve esperar algum tempo para ver se o edema melhora. Consulte seu médico. Nunca li nada sobre cirurgia de varicocele e impotência, esse risco não existe. Eu não estou impotente. Estou com hidrocele e dor testicular devido a essa cirurgia grotesca, bilateral e aberta.

      • Vamos lá, Dorian… minha vez de tentar ajudar. No meu caso, apesar da minha desconfiança e pessimismo, parece que a cirurgia correu bem. Não há sinais de hérnia ou recidiva da varicocele.Os testículos estão doloridos, mas não inchados. Há algum edema ainda – afinal, fiz a cirurgia há apenas 3 semanas -, mas minha bolsa escrotal está murcha. Ou seja, sem sinal aparente de hidrocele ou de outra complicação. Hoje ouvi uma segunda opinião de um médico bastante conhecido e ele explicou que o médico que me operou, além de ser muito bom, seguiu à risca tudo aquilo que se deve observar para que a varicocelectomia seja exitosa: a) a necessidade dela para tentar corrigir as minhas queixas; b) o uso da melhor técnica (microscópica); e c) realizá-la em um bom hospital. Ainda assim, conversei um pouco com ele a respeito da hidrocele… no seu caso, aparentemente ela decorreu do corte errôneo de vasos linfáticos. Confere? Como ele explicou, pela via microscópica é difícil ocorrer esse tipo de erro, já que é possível enxergar bem o que se está cortando. No entanto, sem o microscópio é comum o médico cortar o que não deve, daí a alta incidência de hidrocele nas cirurgias abertas sem o microscópio…
        Apesar disso, tenho uma boa notícia para você: atualmente, a cirurgia mais indicada para a correção da hidrocele é a punção do líquido e a *********** posterior. A punção, por si, não resolve nada e o problema volta algum tempo depois. No entanto, com a ***********, a chance de recidiva é bem baixa. O bacana da história é que se trata de uma cirurgia pouco invasiva – bem menos que a hidrocelectomia com o corte da bolsa escrotal – que é assustadora e parece ser bem dolorida. Não sei se essa informação já era do seu conhecimento, mas, se não for, acho que é algo que vale à pena pesquisar. Se eu puder ajudar com algo, estou por aqui. Forte abraço e desejo a você uma rápida e total recuperação.

      • Um detalhe que esqueci de mencionar: me parece que o documento denominado “consentimento esclarecido”, apresentado por você na mensagem anterior, visa apenas livrar a cara de convênio e médico de eventual ação promovida pela “vítima” por conta de possíveis sequelas dessa cirurgia (quando realizada pela via não-microscópica). Sua validade é extremamente questionável, pois se o intuito fosse realmente esclarecer para consentir, ele deveria conter mais informações – até para nortear a escolha dos pacientes. Por exemplo: logo de cara, deveria expor os riscos da cirurgia aberta sem o microscópio, depois com o microscópio, e depois a embolização. Isso facilitaria o entendimento do paciente, que muitas vezes sequer é informado que existe mais de uma modalidade cirúrgica neste caso, muito menos dos riscos de cada uma delas. Cito como exemplo o que assinei na minha cirurgia: apenas o consentimento para a anestesia, com todos os riscos ali descritos, SEPARADOS POR MODALIDADE. Ou seja: para a anestesia local os riscos são tais; para a “rack” são tais; e para a anestesia geral são tais. Além disso, o único outro documento que assinei foi a assunção de responsabilidade por qualquer dívida referente à minha cirurgia/internação. Mais nada.

      • João, Agradeço muito pelo seu post. Agradeceria se você pudesse me passar o contato do médico que faz a *********** de hidrocele. Eu já tinha conhecimento desta modalidade, chamada *********** com álcool ou polidocanol, porém ela é rara e poucor médicos fazem. Realmente, não fornecer o consentimento médico é uma conduta ilegal que é tipificada como crime de lesão corporal, em casos de sequela. É o tipo do crime que ocorre porque na cabeça do médico rola o pensamento “todo mundo faz, então eu faço também”. É uma cultura que temos que combater a todo custo. Os anestesistas já seguem isso.
        .
        Na urologia, infelizmente, é comum o médico ocultar riscos do paciente, por motivos financeiros, ou seja lá o que for. No meu caso, o médico, um dinossauro açougueiro de Recife, me operou em tempo recorde pra “se livrar” e pelo $$$, sem consentimento nem nada, pela via aberta e mutilou meus linfáticos, prejudicando a drenagem do líquido. Basicamente, não há custo benefício nenhum na cirurgia aberta: 25% de hidrocele, 5% de atrofia testicular (infertilidade) para resolver um problema de fertilidade que acomete 10% dos pacientes com varicocele. O traume psicológico é realmente enorme.

      • Deixei as informações em uma mensagem na aba “Contato” aqui do blog. Chegou a recebê-las? Caso negativo, entre em contato comigo pelo e-mail, ok? Um abraço!

  36. Boa noite amigos,

    Fiz a cirurgia de Varicocele dia 16/07/2014. Passei um mês com o testículo esquerdo muito inchado. Atualmente já está normal. Apenas sinto ele mais sensível ao toque. E ontem, 30/10, pouco mais de 90 dias após a cirurgia, minha esposa anunciou sua gravidez. No meu caso a cirurgia deu certo graças a Deus.

    • Essa é a única aplicação desta cirurgia, Antônio. Mas não penso que a maioria dos urologistas esteja interessado na saúde reprodutiva de seus pacientes. A julgar pelo público-alvo: Pessoas que não fizeram espermograma, e são operadas sem consentimento esclarecido.

  37. olá amigos, achei muito útil este blog pois tenho visto troca de informações. bom operei de varicocele quando tinha 13 anos. meu médico nem disse nada sobre a hidrocele. tive hidrocele. no mesmo testículo e operei aos 19, hj quase 2 anos se passaram após a hidrocelectomia e tenho visto meu testículo bastante aderido no saco escrotal. alguem pssou por este procedimento meus caros? eu digo o da hidrocelectomia.. foi assim com vcs? o ovo demorou muito para se soltar? obrigado..

    • meu médico me convenceu a operar de hidrocele me dizendo que era tranquilo… tranquilo o caramba… pós cirurgico muito doloroso… o ovo fica inchado muito tempo mesmo tipo.. pode ficar ate 6 meses ou mais com endema….. meu médico foi um puta de um negligente… nao me informou nada disso… sobre aderencia nem nada… resultado, estou até hj com o ovo aderido tentando trata-lo com agua quente e diclifenaco dietilamonio tópico…

    • Aderência é uma possibilidade de qualquer cirurgia. Infelizmente, ao contrário da inútil cirurgia aberta sem ampliação de varicocele, a de hidrocele é necessária e dolorosa, porque causa deformidade física com o tempo. Negligência médica é pratica corriqueira na urologia, infelizmente devido a pouca exigência de seu público-alvo. Isso ocorre porque o paciente com plano de saúde é pouco seletivo, ele pega o médico disponível e opera com ele, sem saber das credenciais. Toda cirurgia tem riscos, não existe cirurgia “tranquila”. Se está com sequela e não teve acesso ao Consentimento Esclarecido (artigo 59 do código de ética médica), peça o prontuário médico ao hospital e converse com advogado. Procure um médico para tratar essa aderência. Boa sorte.

  38. galera olha eu de volta, vai fazer três meses da cirurgia de varicocele e mal posso pegar no testículo que doí, as veias estão do mesmo jeito só o testículo que quando toco está pequena mais o saco está como se tivesse alguma coisa dentro sei lá água e doí bastante o que será?

    • Davi, procure um médico. Isso não é normal. Infelizmente, outro problema com as cirurgias de varicocele é que a doença volta, reincide. De minha parte, não faria de novo. É uma cirurgia “simples”, com alta incidência de complicações e muitos médicos, convenientemente, “esquecem”, de advertir os pacientes dos riscos.

  39. Posso procurar um angiologista ou cirurgião vascular pra resolver essas coisas de hidrocele e varicocele? Já vi que urologista é roubada

    • Magrinho, eu não sei se o angiologista faz esse procedimento, de todo modo, consulte um. Existem vários procedimentos para tratar hidrocele/varicocele, infelizmente o preferido da maioria dos urologistas brasileiros é a cirurgia sem ampliação, mais grosseira e perigosa. Ainda, há poucos urologistas que usam ampliação e fazem micro-cirurgia. O gasto é maior e o lucro não compensa.

  40. Eu fui no médico a 1 mês, e o médico disse que eu estava com varicocele e o único tratamento seria a cirurgia, pois eu correria o risco de não poder ter filhos no futuro, etc(tenho 21 anos). Fiz a cirurgia dia 08/10 quarta passada(paguei R$ 2,500,00). E ele cortou em dois lugares na minha virilha ( baixo ventre), pq disse que um lado estava maior do que o outro, etc. Hoje passando 5 dias estou normal ( testiculos inchados) mais sem dor. Ele não me disse nada dos riscos, disse que era uma cirurgia simples, que em 15-30 dias eu ja estava trabalhando… Se eu tiver complicação e evoluir para uma hidrocele o que devo fazer? A cirurgia é mais cara ou mais complicada? Tenho que procurar um super especialista? Por que o médico que fez minha cirurgia era um cirurgião geral nem era urologista( sendo que quem descobriu minha varicocele foi um urologista e disse a mesma coisa que era cirúrgico, e ia fazer o mesmo procedimento pelo que ele me disse). E agora? Vou ter dor de cabeça? Rsrsrs

    • Esse risco é super-estimado. 90% dos homens com varicocele têm filho, dos outros 10, 40% não vão ter. É vedado ao médico, segundo o artigo 59 do Código de ética médica, negar informações ao paciente, como parece que ele lhe fez, segundo você disse. Nunca se submeta a procedimento médico sem saber dos riscos. Hidrocele, só com ultrassom. Procure outro médico.

  41. Sou medico urologista e não devo nem temo, principalmente advogado de porte de hospital. A desinformação ou a ma intenção se confundem com as barbaridades deste blog ridículo. Vocês não tem responsabilidade nenhuma com a saúde, bando de mercantilistas medíocres. Atrofia testicular, infertilidade etc… claro que dor não é frequente. Se tem dor pode não dever-se a varicocele. Vão se ocupar de outras portas, as da cadeia por exemplo.

    • Quem não tem responsabilidade é parte de vocês, porque ainda há médicos bons. Operar o paciente sem advertir dos riscos, que incluem, reicidiva da doença, atrofia testicular, hidrocele (doença que destrói a auto-estima masculina) e lesão do nervo genitofemoral/ilioinguinal. Quer operar o paciente? Virar ele do avesso? Ganhar dinheiro assim? Artigo 59 do código de Ética Médica, disponível na lateral deste site para Vsa. Do contrário é 171 e lesão corporal, caso o paciente fique com sequela. Sem prejuízo da ação civil. Pronto, agora faça o que quiser, você e os que agem igual, caso ajam.

  42. estou operado de varicoceles e continuo sentindo os mesmos sintomas de antes da cirurgia…meu cirurgião foi o medico ****** ***** do hospital dom orione de araguaina to..a cirurgia foi feita dia 23 de agosto de 2014…..só passei um dia no leito no outro me liberaram

    • A máxima da medicina é: não fez bem, não repita. Não sei qual foi a indicação. Ou se você estava consciente dos riscos da mesma (que não são poucos). De todo modo, não cite o nome do médico em público para evitar processos contra você. Nenhuma cirurgia pode garantir cura contra qualquer doença. Se você acredita que houve erro, se informe com a defensoria pública e o PROCON. Mas não acuse ninguém sem provas, senão eles te processam de volta.

  43. Um certo Sr. Oscar entrou e postou o seguinte. Em negrito. Minha resposta abaixo:

      GLIMPSE E DORIAN GREY

      Nunca vi tanta asneira em um blog. Até assusta. VOu esclarecer alguns fatos:
      Os senhores sabem quanto o convenio paga por uma cirurgia de varicocele?
      MENOS de 200 reais . Entao não é por grana que alguem te opera.


    Não sei de onde tirou esse valor. Prove!. E se não for por grana, tanto pior, já que por tão pouco oculta-se informação do paciente, expondo sua saúde! Operam no grosso com esquema pra aumentar o faturamento, visto que o convênio paga pouco, então é necessário faturar em quantidade com cirurgias as custas dos doentes (e saudáveis, em operações desnecessárias)!Não me venha com essa balela de que os Srs. estão preocupados “com qualidade do nosso esperma”. Faz-me rir.

      A Hidrocele pode acontecer ? Claro. 20 % é um numero baixo na medicina.


    Conversa sua! 20% é um número brutal em medicina. Talvez não no século XIX. Se 20% das punções, cirurgias e demais tratamentos terminassem em sequela que necessitasse de nova cirurgia, certamente teríamos um problema sério, ainda mais numa cirurgia dessas. Esse número pode chegar a 29%. E estamos falando aqui, de médicos que operam SEM ADVERTIR SEUS pacientes do risco, como muitos de vocês fazem.

      Entrou numa cirurgia tudo pode acontecer


    Isso mostra a sua ética e caráter, é um jogo de “tudo pode acontecer”. E depois, nós e nossos familiares ficamos com os doentes e com as contas. Uma cirurgia particular de hidrocele custa R$4.000,00. É dolorosa e tem alta taxa de morbidade.

      Agora, voces ficarem estimulando ao pessoal entrar na justica , com esqueminha com advogados, ja ta demais …

      Além disso , estão dando opinioes medicas , sem ter ideia do que estão falando. Consultando pela internet….

      Estamos encaminhando seu blog para a Sociedade Brasileira de Urologia para tomar as medidas necessárias.

    Estimulamos o pessoal a entrar na justiça nas situações em que ficam com sequela e não são advertidos. Tá com medo? Deve a alguém? Problema seu!
    Encaminhe pra SBU, “querido”! Ninguém é maior que a constituição (art 5º, parágrafo IV) Ninguém está dando opinião médica, são opiniões de pacientes doentes, vítimas de muitos de vocês, discutindo com base científica com peer review estudos do Pubmed – Instituto de Saúde Americano. (como se a maioria de vocês não estudasse pela internet) e não passamos tratamentos para ninguém. Pasmém!São coisas que vocês mesmos publicam na web! Como você pode dizer isso, que é coisa de “internet”? Felizmente ainda há alguns médicos bons.

    Quem não deve, não teme. Quem não mutilou muita gente com essa cirurgia grosseira e ultrapassada SEM CONSENTIMENTO e agora tá com “medinho”, porque os pacientes têm informação, não precisa temer. Assim como os obstetras que não rasgaram o períneo de muitas mulheres com episotomias brutais a “200 reais”, também não devem temer. Eu estou com hidrocele e dor crônica, decorrente desse procedimento bárbaro, não tenho plano e estou juntando o dinheiro pra pagar uma segunda cirurgia. E que história é essa de “esqueminha”? Ninguém aqui recebe caché de advogado. Isso é calúnia e difamação. (art. 138); Difamação (art. 139).

    atenciosamente
    e sem mais!

  44. Ola, fiz cirurgia de varicocele está com um mês e ainda sintor dor, as veias estão do mesmo jeito não mudou nada no meu ver, so que agora doi mais. E preciso fazer uma IS para um concurso que passei, tou com medo de a cirurgia n ter sido bem sucedido, antes so sentia um incômodo agora posso nem pega no meu testiculo que doi e normal mesmo tando com um mês ou devo mim preocupa por favor mim ajudem!

    • Não sei…No meu caso não houve dor. Pode ser orquite, inflamação no testículo. Por que fez essa cirurgia? Procure o médico ou outro, caso não confie mais. Essa cirurgia é cheia de complicação, ao contrário do que falam os médicos pra vender o procedimento.

      • Eu fiz porque ja era de terceiro grau muito aparente e como eu ia fazer uma prova de concurso na área militar(Graças a DEUS passei) fiquei comedo de ser reprovado por causa da varicocele que eles não permitem . So que agora estou com medo de ter piorado porque posso nem pega ate mesmo quando estou andando doi. E as veias estão do mesmo jeito, nao mudou nada.

      • Davi. Essa cirurgia não presta por vários motivos: Dor crônica, reicidiva (a doença volta) e alta taxa de hidrocele, que também não é permitida em concursos policiais. Sugiro que procure outro médico com urgência e se informe sobre escleroterapia de vasos (procedimento de Tauber) e sobre essa sua dor que parece um caso de orquite, lesão de vasos, ou lesão de algum nervo testicular. Saiba que uma nova cirurgia também tem os riscos acima mencionados.

  45. fis cirurgia de varicocele do lado esquerdo com um corte acima do testiculo tem 12 dias mas ainda to com dor isso é normal?

    • Depende do tipo de dor, do seu organismo e da intensidade. Procure seu cirurgião. Se não estiver satisfeito, consulte-se com outro.

  46. Tenho varicocele do lado esquerdo e fiz cirurgia há 10 dias. O procedimento foi bem tranquilo e a cicatrização esta no final. Mas estou apreensivo com o inchaço no testículo esquerdo. Isso é normal? Demora para desinchar?

    • Pode ser edema normal, ou hidrocele, sequela comum da cirurgia de varicocele. Se não desinchar procure outro médico e peça um ultrassom. Em caso de hidrocele, procure advogado especialista em direito médico e preste queixa no Procon. Se você sabia dos riscos, infelizmente nada pode ser feito. De todo modo, pode ser apenas edema.

    • Antônio seu caso resolveu? Podemos conversar sobre isso?
      Fiz cirurgia tem oito dias já está cicatrizando e está um pouco inchado o testículo esquerdo.

  47. Amigo, no seu caso, que fim deu? a cirurgia nao deu resultado e provocou hidrocele, e como voce esta hoje? vai fazer um novo procedimento cirurgico?

    • Jean, no seu caso, se não sabia da sequela (e tiver ficado), é procurar advogado e entrar com processo no Cível e B.O. na delegacia, por lesão corporal com um pedido de indenização. Pegue o prontuário médico no hospital e uma cópia dos estudos que publiquei nas fontes e converse com o advogado. Se você deixar passar, essa cirurgia grosseira continua a revelia dos direitos dos pacientes. Eu estou com processo em andamento.

    • Caro amigo jean fiz a cirurgia bilateral a 8 meses, e te tigo, 5 dias antes da cirurgia ja nao tava mais nem dormindo,nao preocupado com os cortes isso cicatriza,mas sim com a p……….. da hidrocelles mas que gra€as aDEUS em mim nao ficou, porque digo nao ficou, porque apos a cirurgia 3 dias depois meu saco ficou exatamente igual a um balao cheio de agua simplesmente (HORROROOOOOOSO) demorou 4 meses pra desinchar mas ate hoje doi um pouco. Vai uma dica kara se o seu espermograma ta tudo ok e vc ainda nao fez,por favor NAO FA€A nao vale a pena o sofrimento a nao ser que seja por emboli€ao mesmo assim pense muito antes ok. Ah quanto aos medicos os canalhas nao te falam nada sobre a porra da hidrocelles pergunte antes, mais uma vez por favor se ainda nao fez, NAO FA€A. Qualquer coisa a mais que queira saber pode me ligar sou de BH minas meu fone 03186869322 abs wilton.

      • Que tipo de cirurgia você fez?
        Estou sentindo muita queimação por causa da varicocele.
        Será que a microcirurgia dá problema também?

      • Fiz cirurgia aberta, ultrapassada com um dinossauro aqui de Pernambuco, era adolescente. Se você não operar várias coisas podem ocorrer ou mesmo nada. 10% de chance de infertilidade é o mais comum. A microcirurgia é muito segura. A cirurgia aberta, pode ela própria causar infertilidade e perda da função testicular, é grotesca e totalmente ultrapassada.

  48. Amigo, fiz a cirurgia aberta ha 3 dias, no meu caso, meu espermograma jah estava bem alterado e eu tinha varicocele ha 5 anos, e eu soh operei pq realmente deu alteracao no esperma. Porem a minha duvida eh sobre a hidrocele, que eh o meu maior medo agora, quero saber como vc a identificou, hidrocele eh o acumulo de liquido dentro do escroto ou dentro do testiculo? Minha recuperacao esta sendo dolorosa, realmente a microcirurgia devia ser a melhor, mas infelizmente meu medico nao havia, ah detalhe, ele nao me deu nenhum documento para assinar alertando os riscos e nem falou nada de hidrocele. Abracos.

    • A hidrocele fica dentro de uma membrana que envolve cada testículo individualmente, chamada “túnica vaginal”, vaginal, mesmo. Você notará o aumento do testículo, geralmente unilateral, como se fosse um inchaço. Se você ficar com a sequela, procure outro médico pra identificá-la, e não pense duas vezes, procure um advogado civel ou especialista em direito médico e preste queixa na delegacia de polícia mais próxima por lesão corporal dolosa, com intenção, uma vez que, como médico, ele deve conhecer os riscos e não lhe avisou.

  49. Boa tarde , por falta de conhecimento fiz a cirurgia de varicocele aberta , apenas do testículo esquerdo , me foi cortado 4 veias . E hoje um dia aós a cirurgia estou vendo que não foi uma boa escolha ! Tem o caso da hidrocele e etc.., meu espermograma de 40 milhões , porém estavam com apenas 3 de movimentação ! Já que fiz a cirurgia o que devo fazer para evitar complicações ? Me foi feito um corte linear de 5 cm , abaixo da barriga no canto esquerdo ! Observação antes da cirurgia me pediu para assinar um documento falando dos riscos e etc..! Se puder me orientar agradeço !

    • Julio, não creio que haja muito o que fazer, exceto não operar mais varicocele e repousar. Se assinou o documento, e estava ciente dos riscos, a situação fica ainda mais díficil, porque você estava consciente, exceto se havia intenção do médico em lhe ocultar informção com jargão técnico. Hidrocele pode causar deformação genital, dor e a cirurgia de correção é dolorosa, mas ela sempre começa com um pequeno inchaço indolor no testículo. Por isso que, ao meu ver, essa cirurgia aberta de varicocele é péssima. Não é só as veias que somem. Um dia é muito pouco para saber se estás com sequela. Espere um mês. Se não confia no seu médico, procure outro. Boa sorte.

  50. fiz a cirurgia de varicolece e a retirada de um cisto no testículo em junho do ano passado. pensei que eu estava livre pra sempre daquilo, mas agora, quase 1 ano depois, comecei a sentir pequenas dores exatamente nos dois lugares. estou tão preocupado! não queria passar por tudo aquilo de novo. pratico esportes, e só o fato de ter que parar novamente e ficar meses de repouso derruba a auto-estima de qualquer homem. desculpem o pessimismo, mas só quem passou por cirurgias sabe o transtorno que é, a questão do repouso, a dependência até pra trocar de roupa, e, nesse caso, o medo de não poder ter filhos e tudo mais. não é fácil. estou morrendo de medo de retornar ao médico e ter que passar por tudo isso de novo. estou meio que empurrando com a barriga na esperança que essas dores sejam passageiras, já que são bem discretas, pois toda cirurgia tem as famosas pontadas, mas que estou muito preocupado, estou. 😦

    • Marlon, você não é obrigado a passar pelo que não quer. Procure uma segunda opinião com outro médico, se não está satisfeito. A escolha é sua. Há bons médicos e aqueles que querem te arrancar pedaços. Não se opera varicocele com espermograma normal. Varicocele pode voltar e você pode entrar num ciclo vicioso que vai acabar com sua qualidade de vida: Opera, volta, fica com hidrocele, opera de novo…

  51. tenho varicocele somente do lado esquerdo. nao tenho problemas na contagem dos espermatozoides mas sim tenho problema com a penetração espermática! então resolvi fazer a cirurgia! so que eu li bastante sobre o assunto antes de marcar pra fazer a cirurgia! procurei um medico que pudesse fazer a embolização pois achei a melhor opção então encontrei um medico que é especialista nisso cujo a especialidade é radiologista intervencionista. e uma especialidade pouco conhecida por ter sua atuação muito especializada! ( quem tiver curiosidades sobre essas especialidade e so procurar na internet que explica bastante a respeito.) enfim A MINHA DÚVIDA É: a cirurgia de embolização pode causar hidrocele?

    • Olha, Daniel. A embolização, pelo que me consta, é bastante segura e se há casos de hidrocele, eu desconheço. Você parece querer ter um filho, por isso a preocupação. Pesquise sobre os “embolização de varicocele” no google ou converse sobre os riscos com seu médico. Se possível pegue a bibliografia acima (que eu postei) e discuta com ele. Eu creio que é o procedimento mais seguro que há. Radiologistas intervencionistas também têm um conhecimento excelente sobre fisiologia humana que falta a maioria dos urologistas. Eu só não recomendo a cirurgia aberta, porque é grosseira e perigosa.

  52. Muito bom seu blog e comentários, parabéns por responder a maioria das pessoas(isso é raro). tenho varicocele bilateral 6 meses atrás sofri fortes dores, acho que o testículo esquerdo ate diminuiu um pouco. Primeiro espermograma tudo normal, 28% dos espermatozoides com movimentação rápida, depois de três meses tripliquei a quantidade de espermatozoides mas os de movimentação rápida caíram para 20%(tecnicamente 20.000 esp. a menos dos rápidos)Estou prestes a voltar ao urologista, ele falou que não teria necessidade de operar, mas que se eu quisesse ele operaria $-$. Depois de muito gelo, massagens nas veias, etc, acho que diminuiu bem, o tanto que as veias inchavam, um pouco de dor e calor, mas com tantos riscos acho que não vou operar agora não(acho que ele ia fazer a cirurgia aberta, nunca comentou de hidrocele e falou que teria que operar os 2 testículos sabendo q o direito e praticamente normal :S) Atenção tbm para caroços nos testículos, achei nos dois, ele pediu beta hcg e alfafetoproteína, graças à Deus resultados normais, mas atentem-se para isso. Boa sorte com cirurgias, e parabéns pelo blog.

    • Se for operar, não precisa ser os dois. Não existe essa obrigaoriedade. Desconfie ($$). Além disso, opte SEMPRE pela micro-cirurgia. Você tem direito a um documento chamado consentimento esclarecido, onde os riscos da cirurgia estão expostos. Leia com atenção. Hidrocele pode ocorrer em até 29% dos casos, pegue a documentação referenciada neste blog e mostre a ele, casos ele diga que é “muito raro”.Tenha em mente que toda cirurgia tem riscos e você pode precisar de uma segunda cirurgia (de hidrocele) para corrigir as sequelas da primeira. Ele fez certo em pedir HCG pra descartar tumor testicular.

  53. Boa tarde. Tenho varicocele nos dois testículos, mais groceiramente no esquerdo, e conversei com meu urologista sobre a possibilidade de operar. Ele pediu um espermograma, um exame de sangue e um ultrassom. O espermograma estava normal. Por isto, ele disse-me que a cirurgia nao~ seria indicada. Mas nao~ me

    • Paulo. Seu médico foi muito profissional e correto. É de médicos assim que precisamos. Passou os exames certos. Se você está ciente dos riscos, hidrocele após varicocele e atrofia testicular, e quiser operar, faça isso só no esquerdo. Mas saiba que há o risco de duas cirurgias: Uma para corrigir a varicocele e outra para corrigir a hidrocele após a varicocele. Uma dica: Se for operar, faça micro-cirurgia.

  54. fiz uma cirurgia de varicocele e agora 7 anos após passei por uma cirurgia de hidrocele faz 73 dias, sinto que meu testículo operado está quase o dobro maior que o outro e também sinto um volume atras do mesmo testículo. Será normal? É algo que devo me preocupar?. O urologista que me operou disse que está tudo normal.

    • Eu não sei, Thyago. Testículos podem ficar muito grandes por motivos diversos, a maioria benignos. O dobro do tamanho geralmente não é nada. Mas se você tem receio, peça uma segunda opinião de outro bom urologista. Evite cirurgias desnecessárias e perigosas. Especialmente as abertas de varicocele. Falo por experiência.

    • Fábio, converse com seu médico para ele te liberar…Eu ainda vou tratar minha hidrocele. Creio que sejam 60 dias, mas somente ele pode te orientar. Infelizmente, muitos vezes os médicos nos operam e fogem, pra não ter que responder as questões ao paciente.

    • Eu não posso te dizer, porque sou paciente e não médico…Mas em geral, esse edema, inchaço, demora até 3 meses. O tamanho do inchaço varia com a habilidade do cirurgião… Procure o médico e converse com ele. Ele devia ter lhe dito que essa cirurgia tem um inchaço grande. Mas eu acho que é normal.

  55. Bruno, eu n sinto dor só o tamanho do testiculo é q está m incomodando, já faz 30 dias q fiz a cirurgia e tamanho ainda n teve redução, fico precupado s é normal ou não… M diz ai é normal ou não?

    • Eu não sei Fábio…Só o médico pode dizer. Em geral o aumento do testículo é comum nessa cirurgia. O edema demora até 3 meses p/ passar. Procure o médico, marque uma consulta. Se você não confia nele, vá p/ outro.

  56. Fiz uma cirurgia de hidrocele no testículo esquerdo tem 30 dias e percebo que o referido testículo está grande parecendo que ainda estou com hidrocele, isso é normal?

    • Sim. O inchaço demora até 3 meses, mas só há dor nos primeiros 15 dias. Não houve uma redução? Ainda tem dor, ou é só o inchaço? Converse com seu médico, se ele não lhe ajudar, procure outro. É importante que você mantenha a documentação da sua cirurgia (exames, prontuário, consentimento esclarecido).

  57. Prezado Bruno,

    Você foi mais esclarecedor que o meu próprio médico. Pra ser sincero não sei que tipo de cirurgia serei submetido. Só sei que é varicocele bi-lateral, mais nada. Vou adiar a cirurgia. Muito obrigado!

    • Wesley. Isso é mau. Seu médico tem obrigação de lhe dá essa informação. Sendo negligência não fazê-lo. Ele em obrigação de lhe falar sobre as sequelas. Se você ficar com alguma sequela, pode prestar queixa na Polícia Civil por lesão coporal mediante exame de corpo de delito e entrar com processo no Cível com advogado especializado. Infelizmente, essa cirurgia é praticada, não porque os urologistas estejam preocupados com nossa “fertilidade”, mas porque estão preocupados com o bolso. Você só deve operar varicocele bi-lateral se for infértil e pretender ter filhos ou se os dois testículos estiverem doendo muito. E sempre pela técnica da micro-cirurgia. A cirurgia bi-lateral, aberta, pode causar hidrocele em até 29% dos casos, e aí você saí da mesa de cirurgia pra outra cirurgia.

  58. olá bruno bom dia, kara vc muito esclarecedor aqui fiz varicoceles bilateral ia 18/12/2013 hoje dia 26/12/2013 meu saco ta parecendo um saco de boi muito inchado será que é essa tal de hidrocele que nunca ouvi falar. abs wilton

    • Pode ser. Mas também pode ser edema. Como você nunca ouviu falar? Seu médico lhe opera e não lhe avisa? Se for Hidrocele, preste queixa na Polícia Civil e entre com processo Civil. Procure a Defensoria Pública. Isso é pratica corriqueira dos urologistas: Mentir por ocultação para expor o paciente a essa cirurgia grosseira.

      • Procurei meu urologista e questionei o pq de ele nao ter me falado a respeito dessa porra ele me diz que e raro ocorrer como se ser raro dispenssase informar to puto com ele gostaria que vc me falasse como foi a cirurgia da dita caso eu precise tambem se seu saco inchou muuuuuito

        Abs.

      • Raro não é: Até 25~29%. Ele tinha obrigação de avisar. Agora, se você deixar passar ele vai continuar a fazer isso, porque na impunidade o crime prospera. Contacte um advogado civil, faça um acordo e processe o médico. Aconselho que preste queixa numa delegacia de polícia. Lesão corporal com intenção, devido a negligência. A cirurgia de hidrocele é simples, mas dolorosa. Possivelmente, você terá de passar por outra cirurgia para corrigir a hidrocele. Só não opere com o mesmo criminoso/delinquente.

  59. Caro bruno, gostei de ler os comentários sobre a cirurgia de varicocele. Estou passando por esse problema nos dois lados e pretendo fazer embolização, como o direito não me doi, posso embolizar só o lado esquerdo, há risco de desenvolver hidrocele desse lado, com esse tipo de cirurgia, ou só com as cirurgias com corte (microcirurgia e cirurgia aberta)? Outra dúvida: a hidrocele só se desenvolve no lado direito?

    • Hidrocele pode dá em qualquer lado. Risco de hidrocele na embolização? eu acho que é improvável. Teste seu médico, se ele disser que a cirurgia aberta é “segura e sem riscos”, está mentindo. Acredite numa coisa: Existem pouquíssimos urologistas bons. Honestos? Menos ainda…Acho que devido ao público-alvo, que é pouco exigente. Ao contrário das mulheres, que procuram bons ginecologistas.

  60. ok, muito obrigado pela informação, retirou minhas dúvidas. Suas informações são de suma importância para não sermos enganados pelos açougueiros que somente visam o lucro e não pensam nas consequências que ficaram pelo resto da vida do paciente. Por mais que venhamos a processa-los, dinheiro nenhum poderá restaurar a auto estima e a saude do ser humano. Parabéns pelo blog!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Neto.

  61. Bruno, ainda continuo na dúvida. Vou tentar ser mais claro, minha dúvida é saber como diferenciar as duas cirurgias, para poder conversar com o urologista. Como é feito a microcirurgia, onde ocorre o corte ( se tem algum corte) para diferenciar da outra cirurgia / e quanto a bi-lateral, existe microcirurgia bi-lateral? e a microcirurgia só pode ser feita com microscópico eletrônico ou é possível fazer com uma lupa que aumenta em até 30 (trinta) vezes?

  62. Bruno, qual a real diferença entre a microcirurgia e a cirurgia aberta?, quero saber o procedimento que diferencia as duas! pois nas duas não ocorre o corte? e quanto a embolização, qual o profissional que faz? um vasculhar ou um uro?

    • Se eu fosse operar hoje (e não operaria, pelo que já citei…), seria a embolização ou micro…Na micro o cirurgião enxerga os vasos melhor, poupando os linfáticos. Quando há corte dos linfáticos (que drenam os líquidos do corpo), há um aumento na produção de água nos testículos: Hidrocele. Isso ocorre muito, razão pela qual, a cirurgia aberta bi-lateral deveria ser banida, por ser bárbara e grosseira, ou o paciente advertido. Eu escolheria um vascular. Não confio em urologistas: são arrogantes. Mas essa decisão é sua. Se seu médico disser que “não há risco de hidrocele” ou que “é muito pequeno”, ele está mentindo. Disso eu não tenho dúvidas.

  63. Boa tarde operei varicocele, tem 10 dias sinto algumas dores nos testículos e quando faço um esforço a mais inchaço ,sinto também uma dor quando tenho ereção na veia do pênis,é normal ?… eu quis operar mais não sabia desse monte de risco to com muito medo agora que li tanta coisa aqui meu medico ate que foi atencioso mas não comentou sobre hidrocele minha varicocele era bilateral sendo que o lado esquerdo era gigante …enfim queria saber como sabemos que pode vir a virar uma hidrocele

    • Seu médico tem obrigação de lhe advertir sobre as complicações de uma cirurgia. Isso nem de discute. Se ele não comentou sobre o risco de hidrocele, desculpe, ele não foi atencioso. Talvez quisesse mais um “cliente”, não sei. 10 dias é muito pouco pra saber qualquer coisa. Procure seu médico e pergunte a ele porque não lhe avisou sobre os riscos cirúrgicos. Se você ficar com hidrocele, em pouco tempo um testículo ficará maior que o outro, cheio de água, não é inchaço é um acúmulo indolor e progressivo de água. Daqui a uns cinco anos seu testículo pode ficar 3 vezes maior…Se isso acontecer, não pense duas vezes: procure um advogado civil, faça um acordo com ele e processe o médico.

    • Olá Rodrigo, fiz cirurgia de varicocele há 15 dias e também estou sentindo dor nos testículos e no pênis, quando tenho ereção ou quando mexo. Você se recuperou desses sintomas? Obrigado.

  64. boa noite,fiz a cirurgia de varicocele bilateral com corte abaixo do abdômen faz 7 meses atrás mais sentia dores forte no testiculos,fiz ultrassom dos testiculos após cirugia deu varicocele lado esquerdo ainda, sinto muito incomodo ainda medico falou que é normal,minha vida sexual não é mais mesma depois dessa cirurgia, estou mal conseguindo ter apenas uma relação isso é normal?

    • A Cirúrgia para varicocele muitas vezes é inútil: a varicocele volta. Você deu sorte de não ter ficado com hidrocele…eu não sei o que te ocorreu, não sou médico, mas certamente não é normal, procure documentação sobre sequelas dessa cirúrgia, que é o ganha pão preferido dos urologistas caça-níqueis. Procure outro médico. Nenhum urologista admite que errou, é sempre culpa do “acaso”.

  65. meu filho tem 20 anos e descobriu aos dezoito anos que tem hidroceles e nao operou agora ja com 20 anos apos alguns exames para operar a hidroceles ele descobriu que tem tambem a varicocele grau 1 estou preocupada. o que devo fazer? isso é normal?

    • Hidrocele, eu acho que tem que tratar, pois progride e deforma. Se ele tem saúde, a cirúrgia é indicada pelos médicos. Não se preocupe, a dor do pós-operatório é suportável, mas tem que tomar alguma medicação temporária pra controle (consulte seu médico). Varicocele grau 1, eu, particularmente, jamais escolheria operar, pois pode desandar em hidrocele e atrofia testicular. Até porque os médicos operam pra incluir no pacote e ganhar mais dinheiro (a desculpa é que você pode ficar estéril…). Desconfie sempre. As vezes temos que dizer não para os médicos, especialmente cirurgiões. A dica é: Peça o consentimento esclarecido, e leia os riscos da cirurgia.

  66. bom dia tenho 19 anos e tenho varicocele no lado esquerdo sinto bastante incomodo no meu dia a dia por isso terei que operar tenho plano de saúde vc acha que é dificil conseguir medicos que façam a embulização ? e é realmene o melhor metodo ? me consulto com um urologista mas ele nao faz a embulização seria melhor procurrar um angiologista ?

    • Felipe, pegue os estudos ciêntificos que cito e converse com seu médico. Você deve saber que pode ter hidrocele após a cirurgia (hidrocele cresce com o passar dos anos e causa deformação), com melhor recuperação se fizer a micro-cirurgia de varicocele. Deve está consciente disso…Se seu médico não lhe falar sobre isto, desconfie. Se ficar com hidrocele, deve ser obrigação do seu médico lhe dá a assistência para tratar a sequela, seja com nova cirurgia, seja com outro tratamento. Eu fiz a cirurgia bi-lateral e posso te dizer que me arrependo profundamente: Não me serviu pra nada e me deixou doente. Pelo menos a bilateral, eu não recomendo pra ninguém: A varicocele que fica do lado direito, geralmente é muito pouca e o cirurgião ignora os riscos num claro descaso com o paciente.

    • Cicero, não sou médico…Sou paciente de hidrocele, vitíma de erro médico . Normal não é. Pois esta cirurgia tem pós-operatório de 3 meses. Pode ser qualquer coisa: Uma infecção (orquite), trauma no nervo (escrotal), aderência, varicocele, excessos que você cometeu no pós-operatório etc. Procure um BOM urologista. Não aconselho procurar o mesmo que te operou, pois ele vai ficar na defensiva. Como geralmente fazem pra evitar “problemas”.

  67. Olá, fiz a cirurgia aberta de varicocele faz 4 dias, e estou sofrendo bastante na recuperação. Realmente o meu urologista tomou uma postura bem direta, dizendo que a cirurgia aberta seria a mais eficiente dente as outras, e eu acabei fazendo a cirurgia aberta bilateral. Agora (4 dias depois da cirurgia) já estou sentindo o meu escroto bastante inchado, praticamente com o dobro do tamanho, e com algumas dores leves. Agora vem a minha dúvida, será que já é o inicio de uma hidrocele?

    • Seria a mais eficiente para ele! Visto que a tecnologia é arcaica, mais barata e os riscos maiores. Por que você não consultou uma segunda opinião?. Cirurgia aberta bilateral deveria ser proíbida, visto que, segundo os autores citados, desanda em até 29% de hidrocele. O inchaço pode ser apenas edema que com o tempo sai. Eu não tive edema, tive logo a hidrocele. Se você ficar com hidrocele, sem ter lido ou avisado do consentimento esclarecido: Processe! E faça o favor de não reoperar-se com o mesmo médico. Cirurgia bilateral é desnecessária, porque geralmente o testículo direito quase não apresenta varicocele e a maioria dos médicos não pede sequer um espermograma antes. É uma postura criminosa e inescrupulosa.

    • Se você não sabia que podia ficar, foi. Ele deveria ter lhe avisado! Conforme meu artigo, citando vários autores, esta cirúrgia é causa frequente de hidrocele…Eles, os urologistas, sabem disso, mas se “esquecem” de avisar o paciente. Você sabe, “grana” e fetiche mórbido de operar tantos quanto possível. Se você não foi avisado. Processe seu cirurgião, não perca tempo, procure um advogado civil e faça um acordo, você dá uma percentagem de 30% da causa e ele te defende.

  68. Pode deixar. O próximo problema de saúde, ao invés de eu procurar um médico, vou procurar um dizainer.

    Especialmente se for um dizainer reaça, boçal e ignorante, como você.

    • Não, querida Elsa. Espero que saúde nunca lhe falte, mas se assim Deus quiser, o próximo problema de saúde que lhe acometer, pode ser tratado por médicos mercenários, desses que olham pra você das unhas aos fios de cabelo, na esperança de encontrar um “corte de carne” pra operar, ou vários…Ao contrário dos designers, esses médicos podem lhe deixar numa cadeira de rodas, pasmem, projetada por um “dizainer(sic)”.

    • Quem não tem plano de saúde só precisa operar em caso de dor incapacitante ou infertilidade…Conheço pessoas que vivem a vida inteira com varicocele. Varicocele não é o fim do mundo. Como disse, essa sua varicocele voltando assim de modo doloroso, pode ser problema prum angiologista. Você não vai querer passar sua vida numa mesa de cirurgia engordando os cofres dos médicos.

  69. muito obrigado abraço vc tem razão!quando fiz aberta sofri demis na recuperação e da hidricele também e já quase um ano e ainda doi; acho que micro e a embolização a melhor vc sai andando do hospital;ja na abera fiquei uma semana de cama no mínimo e mesmo assim voltou;so que viz pelo plano da unimed em Curitiba;acho que não tem plano de saúde vai pra mesmo neh bruno?abraço

  70. obrigado bruno!meu caso não eh infertilidade;sinto muita dor no testículo principalmente no esquerdo e tbm veia dilatadas constantemente vao aparecendo desde meus 14 anos ate hj entende?abraço

    • Nesse caso, procure um angiologista, tente usar um suspensório testicular, foi o que eu fiz, ajudou muito. Eu fugiria de Urologista, por que? Com pacientes jovens esses caras são obcescados com cirurgia…O último que conheci, mandei operar a varicocele da mãe dele. Minha varicocele são aparecia no ultrassom e muito mal e o FDP operou, resultado, hidrocele. Um bom médico me disse que esse negócio de varicocele fica voltando o tempo todo, mesmo após a cirúrgia, que não é tão simples assim. Com excessão da embolização. A dica é: Cirurgia aberta, sem ampliação, jamais!

  71. eu tenho 27 anos em 2005 fui operado de varicocele bilateral,em 2009 fiz uma micricirurgia doa lado esquerdo de varicocele e já apresentava hidrocele do lado direito,em 2011 eu tinha varicocele denovo no lado esquerdo fiz então uma embolização foi um tramento sem dor e d recuperação muito rapida com 5 dias voltei ao trabalho:em 2012 foi tratada a minha hidrocele do lado direito.e agora em 2013 no ultmo exame meu testículo direito esta ok;mais o esquerdo apresenta varicocele denovo….por que sera que tenho tanta varicocele?e posso ate ir para essa nova embolização denovo mais estou desanimado!?me de uns conselhos?

    • Volnei essa é a minha opinião e o que eu faria no seu caso, converse com um BOM médico e fuja dos pilantras açougueiros:

      Posso te falar como ser humano pensando em seu bem e não com aval médico, pois NÃO sou: Pare de cair na onde de médicos açougueiros:30% dos homens podem ter varicocele. E aí? Todo mundo vai operar? Não!! Segundo 100% dos manuais e estudos médicos, varicocele não é cirurgia indispensável, exceto grau 3, que causa deformidade, e ainda assim, com embolização ou micro-cirurgia. Cirurgia aberta (com corte mais largo) é um disparate que estes criminosos de branco fazem porque não são processados (quando o paciente sai com hidrocele após varicocele) e querem fechar a caixinha no azul (grana, meu velho). Eles, majoritariamente, não avisam que boa parte de seus pacientes (25%) sofrerão de hidrocele pós varicocele. Eu, sendo você, não faria mais a cirurgia pra esse caso. Use a cabeça, rapaz. Seu corpo não é ganha pão de médico mercenário. Peça ao médico um exame chamado espermograma, se a contagem de espermatozóides está boa, pra que ficar se mutilando em mesa de cirurgia? Seu médico vai vir com essa historinha que vocẽ pode ficar infértil e blá-blá-blá…Isso não é comprovado inequivocamente pela ciência. Esqueça esse lance. Você fez a cirurgia de hidrocele e deve ter percebido que o pós-operatório é bem doloroso. Não brinque com isso. Eu penso assim: Espermograma tá ok: Boa contagem de espermatozóides, sem deformidades, sem infecções (faça espermocultura também), pra que essa obssessão? Esqueça! Procure um médico decente, se ele quiser fazer a “feira” em você (operar varicocele, hérnia, umbigo, fimose, glaucoma, hemorróida (sem que você as tenha) blá-blá-blá), mande esse açougueiro pra aquele lugar. Novamente, se você nao foi avisado que poderia ficar com hidrocele. Processe seu médico. É causa ganha.

      Outra coisa, porcure um hematologista e veja se essas suas varicoceles não são problema de circulação. Procure um bom médico e só opere se for estritamente necessário. Siga as orientações de um BOM médico e fuja de açougueiros.

  72. eu tenho 27 anos em 2005 fui operado de varicocele bilateral,em 2009 fiz uma micricirurgia doa lado esquerdo de varicocele e já apresentava hidrocele do lado direito,em 2011 eu tinha varicocele denovo no lado esquerdo fiz então uma embolização foi um tramento sem dor e d recuperação muito rapida com 5 dias voltei ao trabalho:em 2012 foi tratada a minha hidrocele do lado direito.e agora em 2013 no ultmo exame meu testículo direito esta ok;mais o esquerdo apresenta varicocele denovo….por que sera que tenho tanta varicocele?e posso ate ir para essa nova embolização denovo mais estou desanimado!?me de uns conselhos?

  73. Meus filhos gêmeos fizeram cirurgia de varicocele em um hospital do SUS há quase dois anos. Ano passado um deles apresentou uma hidrocele e foi operado há 10 dias por outro médico pois o que fez a primeira cirurgia disse que “hidrocele é normal e não precisa operar”. Ele ainda está em recuperação da cirurgia de hidrocele e eu estou muito preocupada com as sequelas.

    • Olá Irivinia. Segundo os próprios médicos, varicocele é uma enfermidade que acomente até 30% da população masculina! A pergunta é: Os hospitais vão fazer só essa cirurgia agora? Claro que não! Não re-opero e não aconselho ninguém a fazer a cirurgia aberta de varicocele, somente a micro-cirurgia com ampliação, pois o médico vê a artéria e preserva os vasos linfáticos. Cirurgia aberta é um crime! Os médicos dizem que hidrocele é normal, porque não é com eles! Vêm com essa historinha de que “não precisa operar”, porque imagine: Você passa por um procedimento para tratar doença simples e sai com uma pior e progressiva (hidrocele cresce, deforma, acaba com a auto-estima e precisa operar, ao contrário da varicocele, que permanece estável). A recomendação é a mesma: Processo juridíco! O inchaço (edema) da cirurgia de hidrocele demora até 3 meses para sanar. Não se preocupe, porque eles vão ficar bem, com fé em Deus. A sensação de impunidade é que não passa.

  74. fiz a cirurgia de varicoceles achando q iria me curar…. nao fui informado em com relação a essa hidroceles, que adquiri apos a cirurgia. me arrependi por ter feito eessa cirurgia. tomarei providencias

    • Eduardo, cuidado porque estes “doutores” passam um consentimento esclerecido por escrito, como o paciente é leigo, ele não entende os termos técnicos do consentimento e acaba assinando porque o médico diz que isso é somente “burocracia”. O paciente Não entende o que é cicatriz hipertrófica grosseira, faceíte necrosante, reincidência da doença e também hidrocele.Seu médico, diante do juiz, pode ter esse documento e estar cercado dos companheiros de “gangue” dele (do Conselho de Medicina), então você terá de avisar que por ser leigo, enquanto ele especialista, estava em condição de subordinação e confiança, não tendo sido advertido dos problemas. No mais, processe ele e tire o máximo que puder em termos monetários. Infelizmente, não podemos prender estes criminosos porque os conselhos de medicina protege-os. Com relação a cirurgia de varicocele: Eu acho que em 90% dos casos é inútil e perigosa, pois até 29% de casos de hidrocele não é brincadeira! Ela só tem sentido quando a doença causa muita dor e é responsável, mediante exames prévios, pela infertilidade masculina de pacientes que não conseguem ter filhos. Esses cirurgiões parasitas fazem-na pela grana mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s