Crise Da Indústria Nacional: Nós merecemos!

Os espertalhões da equipe econômica da Presidente Dilma agora entendem porque a indústria nacional de brinquedos, eletrônicos e roupas anda de mal a pior. Porque antes, não sabiam.

Não sabiam que importar massissamente em contêiners, produtos fabricados com Mão de obra escrava chinesa gerava crise no mercado nacional devido aos preços subhumanos praticados por eles e ao desemprego que geram por aqui, visto ser difícil concorrer com a Legislação Trabalhista, Ambiental e Tributária de nosso país e ainda oferecer uma boneca por R$3,00. Não sabiam, nossos governantes, que juros e impostos altos engessam nossa produtividade. Não sabiam de nada quando fizeram acordos com o governo Chinês e Japonês, amavelmente. Não os culpo. Não sou bairrista: Se alguém quer se beneficiar, tem mais é que tentar, bestas somos nós que aceitamos. Aceitávamos o imperialismo ianque, aí a turma das Ciências Humanas e os Petistas e Socialistas chiaram muito, porque é um absurdo a colonização cultural americana em nosso país. Porém, a colonização dos Tigres Asiáticos… Ok. Essa é boa.

Enquanto a China e a Korea investem fortemente em educação e industrialização, somos referência em exportação de commodities, matéria prima e produtos agrícolas, somos a parte burra do engenho, eles são a CPU, o Core i6! Eles aprendem Inglês nas escolas, nós temos horror a língua imperialista. Eles conseguem os primeiros lugares em todos os testes internacionais que aferem a educação fundamental…Nós? Nos refestelamos com o 89º lugar e como desculpa usamos Michael Apple e Paulo Freire: Estes testes não servem de nada, eles só avaliam esses meninos do modo deles, porque se fosse criado um teste para o brasileiro assim e assado, com questão X e Y, aí ficaríamos em primeiro. A premissa é tão inteligente quanto projetar um modo mágico do Dream Team americano de basquete ser derrotado pela Equipe Brasileira: Fabricar um aro menor do que a bola para nós e um maior que a tampa duma caixa d’água para eles. Batata! Venceríamos de 100 x 0.

Acordos humanitários rejeitando mão-de-obra escrava e infantil na manufatura de produtos importados? Esqueça, isso prejudicaria o novo império Chinês. Exigência no cumprimento de tratados internacionais de proteção ao meio ambiente por parte dos produtores internacionais? Sem lógica, só quem polui são os EUA, os Tigres Asiáticos picham os oceanos com o sangue inocente das baleias e criam camadas grossas de poluentes na atmosfera, mas tudo bem, desde que não sejam os americanos, tudo é cultural…

O Comércio Internacional é imprescindível para uma nação. Temos que negociar com todos, porque a globalização e o intercâmbio cultural são benéficos e o Brasil é um país multicultural que tudo deve as influências de diversos povos. Mas essa relação subserviente que temos, esse ódio infantil aos Estados Unidos e o amor deslavado a tudo que não seja americano está nos custando muito caro. Negociar é saber obter vantagens, mantendo satisfeita a clientela, se somente eles ficam satisfeitos, então há algo muito errado nesta política externa…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s