Apple está matando Linux no Desktop?

Para Chris Howard, do applematters.com , sim. A Apple e seu MacOS X estão aniquilando as chances do Linux para o usuário final. Ele cita uma pesquisa do NetApplications, onde aponta que o OS X já detém 7,31% do mercado de PC’s enquanto o Linux amarga sua irrisória percentagem de 0,63%.

Segundo suas análises, não é díficil saber o porquê da minguada participação do Pingüim: A ausência do Microsoft Office, o fraco suporte, a falta da suíte da Adobe, o descaso com o usuário final.

Pessoalmente discordo do quesito suporte, alguém aqui, usuário de um produto Apple, está satisfeito com seu suporte? Nem sabemos onde pedir ajuda, quando o MacOS X dá pau, somos apresentados   ao mesmo terminal (muito mais espartano), do Linux, isso quando não aparece a bela tela do Kernel Panic do Mac…

Qualquer boa distribuição Linux roda bem na maioria do hardware oferecido pelo mercado, enquanto que o Mac só roda em hardware severamente homologado. As tentativas de hackers para converter o Mac OS X para PCs, e assim criar  os famigerados Hackintosh’s, são uma experiência aterradora para o usuário que adora o “Out of the box”, o que comprova como o suporte da Apple para hardware de terceiros é ruim.

Não obstante, a fonte do autor, conflita com outras, e não leva em consideração que as estatísticas falam sobre máquinas e não sobre SO’s, o que abre margem para uma série de variáveis, como a possibilidade de se instalar O próprio Linux nu Mac. Outra estatística mas acurada, da http://www.w3schools.com, mostra uma pequena diferença a favor do Mac de apenas 0,6%  em novembro de 2007 (3.3%-Linux, 3.9%-Mac), em muitas situações dessa pesquisa, o Linux até ganha do Mac (Julho de 2005, 3.5% para Linux contra 3.0% para Mac’s). E estudos recentes apontam que o Linux superará o Mac OS em breve.

Então, por trás de uma artigo, falacioso, que mescla verdade a mentira, sendo, ao meu ver um FUD, será que se esconde o medo da Apple do Linux? Pouco a Maçã fala do Linux, e Steve Jobs, em recente conferência, reduziu o mundo dos navegadores a Internet Explorer e Safari (míopia, visto que o Firefox está muito a frente deste último?). No site oficial da Apple, Linux praticamente é inexistente em parâmetros comparativos. O que o futuro dirá? Pessoalmente vejo muito mais a Microsoft “interoperando” do que a Apple. Para ela, fenômenos como o Ubuntu, parecem ser desconhecidos…

Fontes:
http://www.applematters.com/index.php/section/comments/apple-is-killing-linux-on-the-desktop/
http://www.w3schools.com/browsers/browsers_os.asp
http://marketshare.hitslink.com/report.aspx?qprid=8

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s